Stabat Mater - Pergolesi

 
03 de setembro de 2017 (domingo)
21h30 - Igreja Matriz
 
ENTRADA LIVRE
 
Stabat Mater - Pergolesi
 
Elenco:
Ana Pinto: Soprano
Gisela Sachse: Meio-soprano
Isabel Calado: Cravo
Orquestra Ópera no Património
Artur Pinho Maria: Direcção
 
Sinopse: O hino Stabat Mater Dolorosa foi encomendado pela Confraternità dei Cavalieridi San Luigi di Palazzoe e composto em 1736, ano da morte de Pergolesi. É um poema de origem medieval que retrata os sofrimentos de Maria, Mãe de Jesus, ao presenciar o seu filho na Cruz. Conclui com uma invocação pelo declamante implorando a Deus a Graça do Paraíso pela identificação do crente com Santa Maria.
Pergolesi: Giovanni Battista Draghi, chamado Pergolesi, nasceu a 4 de Janeiro de 1710 em Jesi e faleceu a 17 de Março de 1736, em Pozzuoli, no convento dos franciscanos. Era o terceiro filho de uma família da Pergola, perto de Pésaro. O seu pai Francesco era um sapateiro que havia deixado Pergola. A origem familiar substituiu o nome de família como tantas vezes acontecia na época.
Depois de ter estudado violino com Francesco Mondini, foi convidado, aos 16 anos, para o Conservatório dos Pobres de Jesus Cristo, em Nápoles, cujas propinas foram pagas por um nobre de Jesi que resolveu apoiar as excepcionais capacidades do jovem músico.
Pouco se sabe da sua vida, com a excepção de que foi atormentado por doenças graves e incapacitantes, como a poliomielite ou a tuberculose, que o viria a vitimar. 
Deixou poucas obras mas a sua qualidade notável, nomeadamente das suas pequenas óperas como a Serva Padrona, e a sua vida extremamente breve fizeram de Pergolesi uma lenda, de tal forma que muitos charlatães inventaram obras que atribuíram a Pergolesi, de forma a lucrarem com a sua venda e execução pública. 
Joahann Sebastian Bach admirava a música de Pergolesi e serviu-se desta para adaptar o texto de um salmo Tilge, Höchster, meine Sünden, BWV 1083.

Canchas ao Serão - 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotogaleria Amendoeira em Flor 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

VII Concurso de Fotografia 2017

 

 

Habilita-te a ganhar:
1º Prémio . 750 Euros
2º Prémio - 500 Euros
3º Prémio - 250 Euros
Concurso “Expressão Fotográfica” – 150,00 €
(em Vales de Compras Niobo)
 
Serão atribuídas menções honrosas aos classificados entre os quartos e decimo lugares.
 
Entrega de Trabalhos: Até ao dia 21 de Abril de 2017
Entrega de Prémios: 20 de Maio de 2017 às 15H00
 
INFORMAÇÕES E ENTREGA DE TRABALHOS
VII Concurso de Fotografia
Município de Vila Nova de Foz Côa
Praça do Município
5150-642 Vila Nova de Foz Côa
 
Telf. 279 760 400
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Regulamento do Concurso
 
 
 
 
 
 

 

Classificação Final

 
 
Após a receção dos documentos solicitados, notificam-se os concorrentes de que a Lista divulgada não sofreu alterações, tendo todos os 3 primeiros concorrentes comprovado as habilitações exigidas no ponto 19 dos Termos de Referência.
 
Divulga-se de novo a Lista de Ordenação e de Identificação dos concorrentes, assim como o Relatório Final do Júri.
 
O Município fará a cerimónia Pública para a entrega dos Prémios aos três primeiros lugares, que terá lugar no próximo dia 13 de Fevereiro, pelas 15h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho.