"Palaeolithicus Summer Party" em Foz Côa

"Dj’s" da Antena 3, como Nuno Calado, Filipe Nabais ou Luís Oliveira, e Miss Pinky, entre outros, vão animar os jovens que participem, sábado, na “Palaeolithicus Summer Party”, na Praia Fluvial do Pocinho (Frieiras), em Vila Nova de Foz Côa.

A festa de música de dança é organizada pela Associação Juvenil Palaeolithicus Juventos e vai acontecer no âmbito do XIII Encontro Distrital de Associações Juvenis e do IV Encontro Transfronteiriço, a decorrer até domingo no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.

O evento musical tem entrada livre e um autocarro de hora a hora que irá estabelecer a ligação a partir das 22:00h até às 09:00 de domingo, do Centro de Camionagem de Vila Nova de Foz Côa para o local da festa.

Daniel Gil - Lusa

Câmara Municipal apresenta novo portal

A Câmara Municipal apresenta hoje, dia 21 de Maio, pelas 18h, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de Vila Nova de Foz Côa, o novo portal do Município ( www.cm-fozcoa ).

Com novo design, nova estrutura e conteúdos reforçados, dirigido a todos os que pretendem conhecer melhor este Concelho com dois Patrimónios Mundiais, o novo sítio de informação procura despertar, naqueles que nos procuram, o interesse necessário para tornar urgente uma visita a estas terras ricas de paisagens, património e hospitalidade”. O novo Portal pretende também “reforçar o compromisso de proximidade entre eleitores e eleitos, alargando a todos os Munícipes a possibilidade de participarem mais activamente na gestão autárquica, dando-lhes conhecimento do trabalho desenvolvido pelo Executivo Municipal, dos seus projectos e das suas iniciativas”.

Em breve será possível, a qualquer Munícipe, aceder a um conjunto de serviços on-line que simplificarão procedimentos administrativos eliminando gradualmente a burocracia existente no contacto com os Serviços Municipais.

Lançado 10º número da CôaVisão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa apresenta, no próximo dia 21 de Maio o 10º número da Revista CôaVisão, Ciência e Cultura , publicação anual, coordenada por António Nascimento Sá Coixão.

A edição de 2008 divide-se por textos de índole científica, da área da Arqueologia, com a participação de Tony Silvino, Cláudia Costa, Fabienne Médard, Ângela Carneiro, J. A. Gonçalves Guimarães, Ana Margarida Vale, Gonçalo Velho, João Muralha e Vitor Oliveira Jorge.

O estudo histórico e memorialístico tem o contributo de António A. Rodrigues Trabulo, António Sá Coixão, José Beleza Moreira, Maria Elisa Loureiro, José Gomes Quadrado, Fernando Trabulo e Hamilton Tavares.

A Revista conta ainda com um texto sobre o conhecimento, da autoria do Dr. António Sobral e também uma síntese da obra do Dr. Fernando Pau Preto, recentemente editada com o apoio deste Município e que faz uma abordagem à estrutura do Parque Arqueológico do Vale do Côa, para além de incluir uma homenagem a Francisco Nascimento Gomes.

Otelinda Ramos escreve a sua História

Hoje, dia 21 de Maio, é apresentado ao público, o livro A Minha História, de Otelinda Ramos, uma edição da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

A obra percorre momento significativos da vida da autora Fozcoense, desde a sua infância até à actualidade, e representa, um verdadeiro “empreendimento literário” que Otelinda Ramos espera poder vir a contribuir para o enriquecimento pessoal dos seus leitores, “porque a leitura e a escrita são, sem dúvida, um dos maiores inventos da humanidade”.

Para Ana Mesquita, Directora Cultural da Fozcôactiva, que recebeu, com agrado, o convite para prefaciar a obra, a vida de sobrevivência de Otelinda Ramos é indiscutivelmente merecedora de ser contada. “Em boa verdade, na época em que viveu a sua juventude muitas seriam as vivências similares à sua - a fome e a miséria que grassavam nesse tempo, um pouco por todo o lado, muito se faziam sentir nestas regiões desamparadas e isoladas do resto do mundo. A diferença, no seu caso, foi a sua capacidade para ultrapassar essa realidade, a que soube “dar a volta”, transformando uma vida que parecia condenada ao meio em que nascera, numa vida cheia, rica em vivências, com altos e baixos, frustrações e sucessos, mas digna de ser vivida. E a que nem faltou um talento especial para descrever, com um misto de realismo bucólico e bastante imaginação, essa que foi a “sua história””.

O livro será apresentado no auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, por volta das 18h e contará com a presença da autora.

Comemorações do Feriado Municipal

O Município de Vila Nova de Foz Côa comemora os 709 anos da Carta de Foral que lhe foi outorgada, pelo Rei D. Dinis, em 1299.

O Feriado Municipal de 21 de Maio será preenchido com um conjunto de eventos, organizados pela Câmara Municipal, que têm início com a tradicional cerimónia de hastear das bandeiras, na Praça do Município, acompanhada com Guarda de Honra formada por elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa e do Agrupamento 329 do Corpo Nacional de Escutas. De entre as individualidades presentes destaca-se a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto que, de seguida, assistirá à cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município de Vila Nova de Foz Côa, o Instituto do Desporto de Portugal, a EDP e a REN.

De tarde decorrerão, no auditório do Centro Cultural, os lançamentos do 10º número da Revista CôaVisão, Ciência e Cultura , e da obra de Otelinda Ramos, A Minha História . Serão ainda apresentados o novo portal da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa e um filme de divulgação do Concelho.

Para a noite foi agendado um concerto da cantora jazz portuguesa, Joana Machado, que executará os temas do seu álbum de tributo a Tom Jobim, “A Casa do Óscar”.