COVID-19 - Mensagem do Presidente da Câmara

 
Caros concidadãos fozcoenses:
 
Como é do conhecimento de todos, vivemos tempos exigentes dada a situação excepcional da pandemia da COVID-19, decretada pela OMS. 
 
Infelizmente, com o avançar da situação epidemiológica, no dia 18 de março de 2020 foi decretado o estado de emergência em Portugal.
 
Se vivemos tempos de excepção, são exigidas medidas de excepção nestes dias de incertezas. Assim, desde o início da pandemia em Portugal que o Município de Vila Nova de Foz Côa, de acordo com as orientações da DGS, decidiu decretar diversas medidas preventivas para evitar a transmissão deste novo vírus na comunidade. 
 
A Câmara Municipal e os seus colaboradores reforçaram a sua atuação, desenvolvendo um trabalho sério e em permanente continuidade, sempre com a convicção de criar as melhores condições para prevenir, controlar e proteger a nossa população.
 
Mais do que nunca, é crucial assumir responsabilidade colectiva para combater esta pandemia a nível nacional e, naturalmente, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, em que existe absoluta necessidade de união entre todos os fozcoenses para travar esta batalha.
 
Ao longo das centenas de anos da história fozcoense, são inúmeros os períodos difíceis que, com garra e determinação, foi possível superar! 
 
Perante esta ameaça, estamos a reunir diariamente todos os esforços, juntamente com as autoridades competentes, para travar a disseminação deste novo vírus.
 
Estaremos atentos aos mais desprotegidos, fragilizados e em situação de risco, bem como às diversas problemáticas que forem derivadas desta doença.
 
Permitam-me endereçar uma palavra de agradecimento a todos os profissionais que trabalham na área da saúde, às forças de segurança, aos Bombeiros Voluntários, à Delegação do Côa da Cruz Vermelha Portuguesa e a todos os trabalhadores que enfrentam o risco para que todos os bens essenciais não faltem no nosso concelho.
 
Expresso também um bem-haja aos presidentes de junta, protagonistas principais na proximidade com os fozcoenses, assim como a todos os parceiros sociais, associações, entidades institucionais e particulares que têm demonstrada abnegação e sentido de voluntarismo verdadeiramente assinaláveis.
 
E sem dúvida, uma palavra de enorme gratidão aos fozcoenses pelo civismo, cidadania, sentido de responsabilidade e compromisso nestas semanas deveras exigentes. A colaboração imediata tem sido absolutamente inspiradora para podermos travar com sucesso esta pandemia.
 
Apelo a que todos os munícipes continuem a adoptar um comportamento sereno, responsável e solidário, seguindo rigorosamente as recomendações decretadas pelo Governo Português, pelas forças de segurança, pela Autoridade de Saúde Local, pela Câmara Municipal e outras autoridades de relevo. 
 
É absolutamente importante que os munícipes e a todos os que regressam ao concelho saibam que é fundamental ficar em casa, protegendo a saúde de cada um e da nossa comunidade!
 
A vontade de vencer prevalecerá, a união da nossa comunidade será um pilar exemplar da força deste concelho que nos irá orgulhar e sentir ainda mais fozcoenses quando regressarmos à nossa prezada rotina habitual.
 
Teremos de ser resistentes, com uma tenacidade férrea para superar este desafio imposto.
 
Estarei, assim como a equipa e colaboradores que me acompanham, junto a cada um dos munícipes na luta contra esta doença.
 
 
Apenas juntos conseguiremos vencer!
 
 
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa
 
Gustavo de Sousa Duarte