Leia avaliações sobre Vila Nova de Foz Côa

Documentos recentes

Situação Epidemiológica no concelho - 30 de Março de 2020

Vila Nova de Foz Côa nos últimos dias tem convivido mais proximamente com o surto pandémico que assola o país e o mundo.
 
No dia 25 de Março foi diagnosticado um caso positivo de Covid-19 a um utente de 92 anos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, surgindo um segundo caso no dia seguinte, cujo utente de 99 anos não resistiu e faleceu.
 
De acordo com as recomendações da DGS e estando o país na Fase de Mitigação, os utentes e funcionários do Lar deslocaram-se à Guarda num primeiro momento para diagnóstico e, posteriormente, a Equipa da Unidade Móvel de Rastreio à Covid-19 deslocou-se a Foz Côa para a realização de testes ao coronavírus.
Resultante desse rastreio, 47 utentes e 19 funcionários foram testados positivo para a Covid-19 e outros mantêm-se inconclusivos. Para estes últimos serão realizados novos testes hoje e na próxima quarta-feira.
 
A Câmara Municipal, desde o primeiro momento, accionou de imediato o Plano de Emergência Municipal e o Grupo de Gestão Crise, bem como agilizou contactos com as diversas entidades concelhias, distritais, regionais e estatais para a resolução desta situação.
 
Assim, 11 utentes da instituição negativos à Covid-19 foram transferidos para o Centro de Formação Agrária (Escola Agrícola), estando alojados em quartos individuais com casa de banho privativa. Os restantes 54 utentes infectados Covid-19 mantêm-se nas instalações do Lar, o qual será descontaminado a partir do dia de hoje.
 
A Câmara Municipal tem proporcionado todo o apoio logístico necessário ao Lar, assegurando as refeições de apoio domiciliário, pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares, assim como assegura os respectivos transportes. Tem procedido à contratação de profissionais de saúde que garantam a prestação de cuidados médicos e de enfermagem, bem como organizou um grupo de 11 voluntários alunos de medicina e enfermagem, estando incluído neste grupo o Pe. Bernardo, para reforço da equipa de funcionários que ainda se mantém em funções.
 
Procedeu igualmente à aquisição de testes para a realização de nova testagem aos utentes e funcionários e novos testes de despistagem aos familiares dos funcionários. Garantiu igualmente o reforço de algum equipamento de protecção individual que estava em falta na instituição face a este surto.
 
Reforçamos o agradecimento penhorado a todos os profissionais da área da saúde, Bombeiros Voluntários, Delegação do Côa da CVP, SUB, ao comércio local e outros fornecedores, aos voluntários, ao Agrupamento Vertical de Escolas de Foz Côa, aos funcionários do Lar e aos funcionários da Câmara Municipal que têm sido incansáveis para garantir a protecção, conforto e os devidos cuidados aos idosos. Estamos continuamente a monitorizar esta situação, realizando os ajustes necessários ao longo do tempo que durar este surto pandémico.
 
Por fim, desoladamente, apresentamos as condolências à família e amigos do Sr. Adriano Lobão que faleceu aos 99 anos, a cinco dias de completar o centenário de vida.
 
Mais informamos que, até ao momento, não existe mais nenhum caso Covid-19 em Vila Nova de Foz Côa e apelamos à serenidade e solidariedade da população face a esta pandemia. Todos deverão respeitar o Estado de Emergência e ficar em casa. Apenas circulam os trabalhadores essenciais e imprescindíveis para que nada falte no nosso concelho.
 
Resumo da Situação Epidemiológica em Foz Côa:
Casos confirmados: 66
Óbitos: 1