Gabinete de Apoio ao Agricultor

 

A base da economia do concelho de Foz Côa é a agricultura, maioritariamente. Por tal entendeu o Município que era altura de apoiar um sector que está cada vez mais debilitado estruturalmente, o qual também extremamente burocratizado, dificultando a vida de quem tem por si só dificuldades de ordem física e de interpretação das diferentes e infindáveis regras que rodeiam este sector. Com a abertura do Gabinete para apoio dos agricultores do concelho, desde o passado dia 01 de Fevereiro, temos a certeza de estar a encurtar e simplificar caminhos.

O objectivo é apoiar, orientar, informar, acompanhar e impulsionar o tecido agrícola, bem como, a promoção de diversas actividades inerentes à manutenção da saúde pública do nosso concelho.

Criar serviços que possam incentivar e apoiar diferentes acções de desenvolvimento agrícola e rural mediante:

 

Apoio e esclarecimento do agricultor, designadamente, aconselhamento de nutrição vegetal e tratamentos a pragas e doenças, bem como técnicas a utilizarem;

 

Informações sobre produtos fitofarmacêuticos;

 

Apoio no processo de candidaturas;

 

Apoio na recolha de amostras para análise de solos, plantas e águas de rega;

 

Aconselhamento relativo a culturas e a programas nacionais e comunitários no domínio da agricultura e desenvolver projectos no âmbito de apoio a empresas e actividades agrícolas;

 

Prestação de serviços de consultadoria para incentivar e apoiar acções de desenvolvimento agrícola e rural;

 

Esclarecimento dos agricultores interessados na elaboração de candidaturas ao Programa PRODER e outras ajudas comunitárias.


O gabinete apoia, também, as unidades orgânicas do município – responsável pela criação, gestão e manutenção de jardins e espaços verdes e responsável pela educação ambiental na área da sensibilização e preservação do meio ambiente, através da realização de acções em parceria com outras entidades locais junto da comunidade escolar do concelho e da população em geral – e controlo da poluição e linhas de água, que actua ao nível da preservação e requalificação ambiental do concelho.