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D2Gov_VN de Foz Côa

 
 
Designação do projeto: D2Gov_VN de Foz Côa
 
Código do projeto: NORTE-09-0550-FEDER-000107
Objetivo principal: Melhorar a eficiência interna da administração pública através de TIC
Região de intervenção: Norte
Entidade beneficiária: Município de Vila Nova de Foz Côa
 
Data de aprovação: 07-12-2017
Data de início: 01-10-2017
Data de conclusão: 31-12-2018
Custo total elegível: 78.069,07€
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - 66.358,71€
 
 
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O Município de Vila Nova de Foz Côa tem várias carências: tal como: os 3 servidores existentes estão ultrapassados em termos de velocidade de processamento e capacidade de armazenamento terão de ser substituídos por um novo; e ainda a ferramenta para a formatação de formulários para os serviços on-line.
 
Objetivos: Assim com a implementação da plataforma de fatura eletrónica pretende-se garantir uma redução quer do tempo de processamento quer do consumo de papel e em simultâneo permitir que o conteúdo de cada fatura recebida pelo município possa, de forma automática, ser capturada, tramitada informaticamente e integrada com as aplicações SIGMA-POCAL e SIGMA-Águas em uso no Município.
 
Para uma integração completa e o tratamento automatizado da informação torna-se necessária a atualização da aplicação de gestão contabilística, e a integração de um conector de ligação automática M2M à plataforma de faturação eletrónica. 
 
Tendo em vista garantir a continuidade do serviço em caso de falha catastrófica dos sistemas municipais e facilitar a comunicação e a colaboração dentro do município e com entidades externas como clientes e fornecedores, foi prevista uma solução de “disaster recovery” que integra ainda uma solução “Cloud”, com uma elevada disponibilidade (99,9%), constituindo um “advance level” na abordagem a arquiteturas e TI e será suportado numa plataforma alojada em Data Center externo, permitindo ganhos operacionais significativos, baixo “go to market” com preços competitivos. O facto de a plataforma explorar os benefícios oriundos da consolidação, virtualização e automatização de sistemas, permite obter importantes e elevados níveis de otimização, no que respeita à utilização de recursos TI. A aquisição de um novo servidor tem como objetivo aumentar a velocidade de processamento e a capacidade de armazenagem e poupar energia elétrica ao instalar virtualmente os três servidores existentes naquele que vai ser adquirido. Os serviços on-line ao Cidadão devem ser integrados com as plataformas de BackOffice SIGMA da entidade adjudicante e suportados em webservices. Os serviços integrados para disponibilização de atendimento autárquico e on-line devem incluir informação relativa a normas e procedimentos administrativos para informação aos munícipes, atualizada com regularidade. A informação disponibilizada para consulta pública deve ser estruturada por área, tipo de processo e tipo de requerimento, acompanhada de texto informativo.
 
Metas: Apoio a 4 tipo de serviços da câmara: serviços administrativos e financeiros; serviços de obras; serviços de informática e serviços no geral. Aumento da percentagem dos utilizadores on-line em 10%.