Ranking Nacional sobre Qualidade de Vida (2012)

 

Vila Nova de Foz Côa está no 2º lugar do Distrito da Guarda e em 82º entre 308 concelhos

 
O responsável pelo Observatório para o Desenvolvimento Económiuco e Social, da Universidade da Beira Interior (UNI), Doutor José R. Pires Manso, professor catedrático, tornou público o “ranking” nacional sobre qualidade de vida,- 2012, no qual se incluem os 308 municípios portugueses.
 
O documento em questão baseia-se num número considerável de dados que, de acordo com determinados critérios e respectiva valorização, fornecem uma seriação de municípios que permite uma avaliação actualizada sobre a qualidade de vida que é proporcionada aos respectivos munícipes.
 
O responsável pelo Observatório informa que, com esta interpretação, se pretende a obtenção de resultados credíveis e lógicos, de fácil interpretação, que permitam a discussãodos níveis de qualidade de vida em sentido lato, ou antes de desenvolvimento económico e social dos 308 municípios portugueses, enquanto se dá continuidade a dois outros estudos já levados a cabo  pelo mesmo Observatório há cinco e sobretudo há três anos atrás.
 
    
 
Não se trata de um estudo empírico, mas de um trabalho de base científica, até porque os dados utilizados foram recolhidos, entre outras fontes credíveis, dos Anuários Estatísticos publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) , englobando 46 variáveis socio-económicas.
 
Relativamente ao Ranking dos Concelhos, assim obtido, temos em primeiro lugar Lisboa, com uma pontuação de 128,635, seguindo-se o Porto, com 90,726.. De imediato, e por ordem, encontramos Albufeira, Funchal, Coimbra, Marvão, Constância, Cascais, Loulé e Oeiras.
 
Está o concelho de Vila Nova de Foz Côa de parabéns, uma vez que o “ranking” de 2009 colocava Vila Nova de Foz Côa em 215º a nível nacional e no penúltimo lugar do Distrito da Guarda, enquanto hoje se encontra em 82º lugar no Ranking nacional e no segundo lugar a nível distrital.