Centro de Informação Turística de Foz Côa abriu ao público

 

Primeiro CIT do Douro

O Centro de Informação Turística (CIT) de Vila Nova de Foz Côa, aberto ao público desde dia 10 de Março de 2013, vem substituir o antigo Posto de Turismo localizado junto ao Centro Cultural. Actualmente, localiza-se no edifício que outrora foi a Escola Primária do Conde Ferreira, na Av. Gago Coutinho, ponto obrigatório de passagem para qualquer visitante.
 
A criação deste CIT vem dar um contributo para o novo conceito de Rede de Informação Turística qualificada e dotada de equipamentos e estruturas modernas. Sendo este concelho detentor de dois Patrimónios Mundiais classificados pela UNESCO, o Alto Douro Vinhateiro e os Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa, o novo CIT apresenta-se como um serviço de excelência, diversificado, assente numa lógica integradora, tendo em vista o melhoramento da oferta e das características dos “Postos de Turismo” da Região Porto e Norte, em geral, e do Destino Douro, em particular.
 
Neste novo Centro de Informação Turística, o primeiro CIT do Douro com estas características a ser aberto ao público, o turista ocupa um lugar de destaque, dado que tem ao seu dispor um espaço atractivo, onde foi utilizada uma linguagem moderna, aliada aos mais avançados sistemas tecnológicos de ambiente multimédia resultando numa atmosfera cativante. Ao entrar no CIT, o visitante será envolvido pelas fotografias de grandes dimensões sobre as magníficas paisagens naturais e culturais do concelho de Foz Côa, que, sem dúvida, o entusiasmarão nos locais a visitar. Ficará sabedor dos diferentes produtos que se produzem na região e serão encaminhados para as visitas desejadas, em qualquer ponto da região Norte de Portugal.
Dotado de videowall, diversas mesas interactivas e de um anfiteatro multimédia no seu interior, o visitante dispõe de acesso fácil e rápido a um conjunto diversificado de informação do concelho e da região do Douro e Porto e Norte de Portugal. Brevemente será disponibilizada uma montra interactiva no exterior, disponível 24 horas por dia, para que o turista, a qualquer hora do dia possa recorrer a informação turística sem ter de estar condicionado aos horários do CIT.
Trata-se de um empreendimento que foi alvo de candidatura ao ON.2, no Eixo Prioritário II – Valorização Económica de Recursos Específicos, Rede de Informação Turística do Pólo Douro – CIT – Centros de Informação Turística do Douro, tendo sido comparticipada em 85% do seu orçamento real, 213.807,00 €.