Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa

Designação do projeto: Centro de saúde de Vila Nova de Foz Côa

Código do projeto: NORTE-07-4842-FEDER-000002

Objetivo principal: Qualificar e adequar a atual rede de serviços e equipamentos de saúde à satisfação das necessidades da população

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: Município de Vila Nova de Foz Côa

Data de aprovação: 11-05-2016

Data de início: 30-03-2016

Data de conclusão: 30-10-2018

Custo total: 1.549.329,55€

Custo total elegível: 360.000,00€

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER: 306.000,00€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa funciona em instalações da Santa Casa da Misericórdia na Av. da Misericórdia, enquanto que o Serviço de Urgência Básica funciona em instalações provisórias alojadas em módulos metálicos pré-fabricados, vulgo “contentores” na envolvente do Estádio Municipal, distando do Centro de Saúde aproximadamente 1 Km; quer num caso, quer noutro, as instalações não são próprias, acrescendo no segundo caso a precaridade.

Assim, tem-se como objetivo, construir um edifício de dois pisos destinado a receber o Centro de Saúde que contará com valências enquadradas numa UCSP (Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados), UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), SP (Saúde Pública) e SUB (Serviços de Urgência Básica); no piso 0 funcionarão os Serviços de Urgência Básica e no piso 1 as restantes valências.

Apesar dos progressos registados nos últimos 35 anos, continuam a verificar-se necessidades de intervenção na rede de equipamentos de saúde, quer nos cuidados de saúde primários, quer no que se refere à rede de serviços de urgência. É necessário garantir as condições físicas adequadas ao desenvolvimento do trabalho das equipas multiprofissionais, bem como as melhores condições de atendimento e tratamento à população. Com esta intervenção será acautelada a funcionalidade atualmente exigida para a prestação de cuidados de saúde de proximidade, além de se otimizarem as estruturas com a concentração dos serviços num edifício comum.

As necessidades de intervenção, já identificadas no mapeamento dos investimentos em infraestruturas de saúde, acrescem no contexto do envelhecimento crescente da população, que implica o aumento de doenças crónicas e a alteração da distribuição da população no território.

A realização física desta operação, assegurará o cumprimento das seguintes metas:

• Equipamento de saúde apoiado, 1;
  • População abrangida pelos Serviços de Urgência Básica, concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo e Mêda (cuja população abrangida corresponde a 21.086 habitantes residentes ou seja (7312,8572 e 5202 respetivamente por cada concelho), atendendo também algumas freguesias de Freixo de Espada a cinta, Figueira de Castelo Rodrigo e São João da Pesqueira devido a sua proximidade em relação a SUB de Vila Nova de Foz Côa;
  • População abrangida pela prestação de cuidados de saúde primários, concelho de Vila Nova de Foz Côa (com 7536 inscritos).