Imprimir

Miradouros

Por definição, "miradouro" ou "miradoiro" é um ponto elevado de onde se desfruta um largo panorama. Mas nunca esta palavra terá sido tão bem usada como para falar de alguns lugares que se encontram na área do Concelho de Foz Côa, bem no coração da região do Alto-Douro.

De facto, nenhuma palavra traduziria tão bem a beleza que se oferece nos miradouros fozcoenses. É que de todos eles se avista o Rio Douro, ou o "Doiro", na acepção popular preferida de Torga. E ainda que de todos se aviste também o Vale do Côa, é no miradouro de S. Grabriel que se domina o Rio das gravuras rupestres. De todos estes magníficos espaços, que o silêncio habita, se desfrutam os mais largos panoramas - e tão largos que de quase todos podemos abarcar a totalidade da paisagem se os nossos olhos a percorrerem num movimento de 360 graus.

Qual estrela hexagonal, a "Rota dos Miradouros de Foz Côa" dispõe de bons acessos até aos locais e é constituida por seis esplendorosos lugares - o Miradouro de Nª Senhora do Viso (Custóias), o Miradouro de Sta. Bárbara (Mós), o Miradouro de S. Martinho (Seixas), o Miradouro de S. Gabriel (Castelo Melhor), o Miradouro da Mata dos Carrascos (Santo Amaro) e o Miradouro do Arnozelo (Numão).


Miradouro de Nª Senhora do Viso | Custóias

A capela, dedicada a Nª Srª do Viso, é secular e encontra-se situada no monte do Viso, onde se oferece uma vista panorâmica sobre a região.  Devido à sua elevada altitude, é possível vislumbrar uma grande área, onde se inclui o Douro e a capela de S. Salvador do Mundo (S. João da Pesqueira), para NW. Para Este vê-se o Castelo de Numão, o miradouro de S. Martinho de Seixas, a localidade alvinitente da Lousa (Moncorvo) e, em toda a volta, a paisagem vitivinícola aí existente.

Distância à sede da freguesia: 2km
Altitude: 813m
Coordenadas GPS: 41°05'33.0"N 7°19'41.6"W

 

Miradouro de Sta. Bárbara | Mós

A localidade de Mós está pontuada por três capelas, a mais importante das quais é dedicada a Santa Bárbara.

Tem uma impressionante vista panorâmica sobre o Douro, que se descobre numa extensão superior à que se tem nos miradouros de N.ª S.ª do Viso e de S. Martinho de Seixas. Daqui podemos até ver muito do que se passa no Rio, designadamente, durante cerca de 15 minutos, os barcos turísticos que o percorrem.

A vista sobre a região, com as amendoeiras, as vinhas e alguns olivais é de uma grande beleza sobertudo na época da amendoreira em flor. Além do Rio Douro, daqui se vêem os Miradouros de N.ª Sr.ª do Viso e de St.º Martinho de Seixas, bem como as localidades de Açoeira e Sequeiros (Moncorvo) e o Monte Meão, todo ele contornado pelo Rio.

A zona é geologicamente constituída por xistos pertencentes ao Complexo-Xisto-Grauváquico do Douro.

Distância à sede da freguesia: 1,5km
Altitude: 441m
Coordenadas GPS: 41°06'53.7"N 7°11'52.6"W

 

Miradouro de S. Martinho | Seixas

Deste local tem-se uma vista panorâmica sobre o Rio Douro (zona do Vesúvio), vendo-se também os miradouros de Nossa Senhora do Viso, o Castelo de Numão, as localidades de Lousa e Santo Amaro e a Capela de Santa Bárbara de Mós. A paisagem é essencialmente vitivinícola, existindo também o amendoal, o que implica que, na época da amendoeira em flor, esta paisagem se revista de grande beleza.

Distância à sede da freguesia: 2,25km
Altitude: 638m
Coordenadas GPS: 41°07'34.2"N 7°14'54.7"W

 

Miradouro de S. Gabriel | Castelo Melhor

A pequena capela, construída no século XIX, encontra-se no cimo de uma elevação natural. Tem um nicho em granito, num recinto assente sobre um afloramento em xisto. Dali se desfruta uma vista panorâmica sobre toda a região, desde a Serra da Marofa, com Figueira de Castelo Rodrigo no sopé, até Espanha, na zona de Freixo de Espada à Cinta, vendo-se também terras do outro lado do Douro, como Urros, Peredo dos Castelhanhos e ainda Almendra, Vila Nova de Foz Côa, Santo Amaro, Nª Sr.ª da Assunção (Vilas Boas, Vila Flor), a Lousa e por fim uma panorâmica de conjunto sobre a antiga localidade de Castelo Melhor e o seu Castelo.

A uma distancia de aproximadamente 1 Km da capela, encontra-se o ponto mais alto do monte de S. Gabriel (654m), local de onde é possível ter uma fabulosa vista panorâmica sobre todo o vale do Côa. Daqui são visíveis os concelhos de Torre de Moncorvo, Mêda, Trancoso, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta e as fronteiriças terras de Castela (Espanha).

Distância à sede da freguesia: 1,5km
Altitude: 550m
Coordenadas GPS: 41°01'56.9"N 7°04'34.6"W

 

Miradouro da Mata dos Carrascos | Santo Amaro 

A localidade de Santo Amaro e os seus arredores, dada a sua postura altaneira em relação à paisagem circundante, formam uma autêntica varanda sobre os Vales do Douro e da Veiga de Foz Côa. O lugar da Mata dos Carrascos, recentemente adquirido pela Autarquia, foi amplamente melhorado e beneficiado, constituindo um espaço aprazível de onde é possível encher os olhos com uma paisagem de grande beleza.

Neste miradouro consegue-se visualizar a ponte e a barragem do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa e o concelho de Torre de Moncorvo.

Distância à sede da freguesia: 500m
Altitude: 441m
Coordenadas GPS: 41°05'55.9"N 7°10'09.7"W

 

Miradouro do Arnozelo | Numão 

Há lugares que esmagam pela sua excelência, onde as palavras não conseguem dizer nada. Quem chega ao Arnozelo e dali se debruça sobre o Douro, que lhe fica à frente e ao fundo, abre desmesuradamente os olhos e fecha a boca inapelavelmente. Está perante um dos mais impressionantes cenários durienses, onde a beleza e o silêncio se encontraram para sempre.

Distância à sede da freguesia: ---
Altitude: 158m
Coordenadas GPS: 41°08'10.4"N 7°17'38.5"W

 

Miradouro de St.ª Luzia | V. N. Foz Côa

Localiza-se perto da Capela de Aldeia Nova, no Centro Histórico da cidade, e onde se venera St.ª Luzia, razão que justifica nome deste miradouro. É um local, em forma de eira, quadrada, equipada com alguns bancos que nos convidam a um descanso, sobranceiro à paisagem.

Distância à sede da freguesia: ---
Altitude: 416m
Coordenadas GPS: 41°05'01.7"N 7°08'02.7"W

 

Miradouro do Caminho da Costa | V. N. Foz Côa

O Miradouro do Caminho da Costa localiza-se numa zona ampla, acessível pela Estrada Nacional n.º 102, que chega a Foz Côa vindo de Norte, sendo um dos sítios ideais para se poder visualizar a paisagem.

É um local de contemplação de excelência, sobre todo o Vale da Vila, sobre o rio Douro, e de onde a vista se alonga até à Serra de Bornes (com cerca de 1.200m de altitude e a 45 km de distância em linha recta).

Este “mirante”, em estrutura metálica, tem a forma inicial de um corredor, alargando depois, convidando os turistas à permanência nesse ponto final mais “lançado” sobre a escarpa, de onde, ao mesmo tempo que contemplam a paisagem, podem complementar a sua interpretação com alguns conteúdos inscritos na mesa de leitura acoplada ao gradeamento.

Aquando da presença de nevoeiro, que muitas vezes permanece a meia encosta, deixa emergir o cume dos pequenos montes (como o Monte Meão), resultando uma outra paisagem sublime.

Distância à sede da freguesia: Localiza-se na saída norte de Vila Nova de Foz Côa na N102.
Altitude: 370m
Coordenadas GPS: 41°05'32.5"N 7°08'33.2"W