fbpx
  • 279 760 400
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Seg. a Sex. | 09H00 às 12H30 - 14H00 às 17H30

Exposição - A Pedalar Pela Fronteira

De 3 de janeiro a 9 de fevereiro de 2025

Galeria D’Artes do Centro Cultural de Vila nova de Foz Côa

Pedro Gil, natural de Leiria, define-se como cicloturista. O projeto “A Pedalar Pela Fronteira” teve início durante a pandemia, quando se tornou impossível sair do país. Motivado pela curiosidade de conhecer melhor o interior de Portugal e inspirado por um livro que estava a ler na época, em junho de 2021, idealizou e realizou o projeto "A Pedalar Pela Fronteira". Foram 19 dias consecutivos a pedalar pelo interior de Portugal, começando em Moledo do Minho e terminando em Vila Real de Santo António. O objetivo era explorar e dar visibilidade às localidades próximas à fronteira com Espanha.

Em agosto de 2022 percorreu toda a costa portuguesa durante 25 dias, novamente iniciando em Moledo do Minho e concluindo em Vila Real de Santo António. Esta jornada teve como principal propósito incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e sensibilizar para os benefícios da sua utilização, tanto para a saúde física e mental quanto para o meio ambiente. O percurso contou com o envolvimento de entidades locais ligadas ao ciclismo e ao BTT, além de pessoas que se juntaram a Pedro em pequenos trechos. Durante a viagem, houve interação com entidades e grupos locais, incluindo iniciativas de limpeza de praias, com o objetivo de sensibilizar a população na época balnear.

Em setembro de 2023 dedicou-se a explorar o arquipélago dos Açores, entre 17 de setembro e 5 de outubro, com o mesmo objetivo de dar a conhecer as nove ilhas açorianas.

Este projeto proporcionou a Pedro Gil uma primeira abordagem às aguarelas, impulsionando uma redescoberta do seu traço artístico após 30 anos, além de explorar novas técnicas e materiais. O seu percurso académico foi sempre focado em óleo e acrílico, mas as experiências recentes resultaram em trabalhos finais variados.

A presente exposição reflete o desejo de apresentar Portugal de uma forma diferente e de inspirar outros a explorar o país internamente.


Menu