Freguesia de Almendra

No termo de Almendra encontram-se já inventariados alguns sítios de ocupação pré-histórica, designadamente o da Ribeirinha, com arte rupestre e abrigo do III milénio a.C.; o Poio do Silveiral, com habitat pré-histórico e o Cabeço do Fumo com vestígios do Calcolítico.

As origens de Almendra devem remontar à Idade do Ferro. O que é hoje a área envolvente da Igreja Matriz, deve ter-se constituído como núcleo fortificado no I milénio antes de Cristo. Numa área para Norte da mesma Igreja, no denominado «Chão do Morgado», consta ali ter existido um castelo ou fortificação que muitos dizem ser medieval ou tardo-medieval (a exemplo do castelo de Foz Côa). Muitos vestígios de pedra de aparelho, fragmentos de tégula, imbrices e dolium, certificam ali a existência de uma provável «Villa Romana» senão de uma «vicus». Outros vestígios de Villae romanas ou simples casais encontram-se espalhados pelo termo de Almendra.

A partir do Paleocristão poderia um templo pagão (Romano) ter dado lugar a um templo cristão, a uma pequena igreja sita no mesmo local onde se encontra hoje implantada a Igreja Matriz (aliás com traça muito mais antiga que a data que ostenta por cima do portal). As lacunas documentais são muito grandes e só algumas campanhas de escavação arqueológica no imenso adro poderão dar luz sobre as origens e estádios de fixação e, ou, povoamento.

Almendra, topónimo nitidamente árabe, quererá dizer-nos que teve, em certo período da história, fixação daquela gente infiel aos ideais cristãos? Qual o topónimo da terra antes da presumível influencia árabe? Talvez nunca o saibamos!

 


Elementos Demográficos

População

633

Área

5.451 Ha

almendra

Festas e Romarias

S. Sebastião

20 de Janeiro

Nª Senhora do Campo

Pascoela, oito dias depois da Páscoa

Nª Senhora dos Remédios

15 de Agosto

Mercado e Feiras

Feira anual

15 de Agosto

Feira mensal

3º Domingo de cada mês

Orago

Nª Srª dos Anjos

Junta de Freguesia de Almendra

Presidente: 

António João Caleiro Afonso (P.S.D.)

Secretário:

Tesoureiro:

Morada:
Largo do Chafariz
5150-035 Almendra

Tel.: 279 713 362
Fax: 279 713 362

E-mail
freguesiadealmendra@sapo.pt

© 2022 Município de vila Nova de Foz Côa - Todos os direitos reservados.

Menu