O Município de Vila Nova de Foz Côa, vem por este meio informar todos os seus munícipes, que a albufeira da Barragem de Ranhados, apresenta atualmente níveis muito críticos e nunca antes vistos, de armazenamento de água. O ponto de rutura será atingido já no mês de setembro, caso se continuem a registar os consumos atuais diários de 640 litros/dia, de água por pessoa, quando o desejável deveria ser 200 litros/dia.
É do conhecimento geral que o país e em particular a nossa região, se encontra numa situação de seca extrema e prolongada e que a reserva de água potável disponível está a chegar ao fim.
Apesar das medidas que têm vindo a ser tomadas nos últimos dois meses pelo conjunto dos municípios abastecidos por esta albufeira, Foz Côa, Mêda, S. J. da Pesqueira e uma freguesia de Tabuaço, a verdade é que os consumos de água se agravaram, principalmente no que diz respeito a Foz Côa.
Face ao exposto, é com extrema preocupação, que o Município vem apelar a toda a população para o uso consciente e responsável da água e para a não utilização para outro fim que não o doméstico. Só o uso consciente, deste bem tão precioso e essencial à vida, pode mitigar este problema grave que afetará todos num futuro bem próximo.
As previsões, caso não chova nem se registem alterações ao consumo, são de que em setembro a água não chegará às nossas torneiras.
Vamos todos ser agentes de poupança e de gestão responsável, pois só assim conseguiremos atingir o objetivo de poupança e evitar que haja num futuro próximo restrições ao consumo humano, deste bem tão essencial que é a ÁGUA.
Contamos com a colaboração de todos para que juntos ultrapassemos este desafio exigente que se avizinha e nos irá colocar à prova nos anos futuros.
Cada simples gesto fará a diferença.
Para a redução do consumo, apelamos à adoção das seguintes medidas:
1 – A utilização de água da rede pública deverá ser apenas para CONSUMO DOMÉSTICO;
2 – Não utilização da água da rede pública para a rega de jardins, enchimento de piscinas e tanques ou qualquer outro uso diferente;
3 – Não lavar viaturas, telhados, pátios ou ruas;
4 - Lavar as mãos e dentes sempre com a torneira fechada;
5 - Tome duches rápidos e reutilize a água;
6 - Não deixe a água a correr enquanto faz a barba;
7 - Faça meia-descarga do autoclismo;
8 - Se chover, armazene água para a reutilizar;
9 - Reutilize a água sempre que possível;
10 - Use a máquina de lavar roupa com a carga máxima;
11 - Use a máquina de lavar louça com a carga máxima.
Vila Nova de Foz Côa, 31 de julho de 2022
O Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Sousa