O Município de Vila Nova de Foz Côa, em parceria com o NERGA e a Associação Comercial e Industrial de Mirandela, realizou no dia 25 de março uma sessão de apresentação do “Projeto Acelerar o Norte”, que contou com a presença de empresários de vários setores.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Município de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, que referiu o compromisso do Município em apoiar os empresários e empreendedores, dando destaque à importância à participação das empresas no projeto Acelerar o Norte, sendo esta uma oportunidade para alavancar o fortalecimento do comércio local. O projeto não só promove a modernização e digitalização das empresas, mas também contribui para a criação de um ecossistema empresarial mais inovador, dinâmico e sustentável.
A apresentação do projeto foi conduzida por Francisco Salgueirinho Moreira, Gestor Territorial e de Capacitação do Acelerar o Norte. As Aceleradoras de Comércio Digital são estruturas organizacionais que oferecem suporte contínuo às empresas, ajudando-as a crescer e a adaptarem-se ao mundo digital.
Este apoio é fundamental para que as PMEs possam competir de forma mais eficaz num mercado cada vez mais globalizado e tecnológico. As aceleradoras apoiam as empresas na incorporação de tecnologias digitais nos seus processos e modelos de negócio, desde a digitalização de operações até à implementação de estratégias de marketing digital, aumentando a eficiência e competitividade das empresas. Francisco Salgueirinho Moreira explicou também como as empresas podem beneficiar de um voucher de até 2.000€ em serviços digitais.
A sessão contou com um painel intitulado “O meu negócio: digitalizar rima com ganhar”, com o distinto testemunho de empresárias locais: Ana Margarida de Castro, Sócia-gerente da Douro on the Rocks, e Alzira Fernandes, Proprietária da ZiraStress, com a moderação de José Pedro Ramos, Sócio-Gerente do Canal N.
Este painel foi propício para o networking, uma vez que permitiu às empresárias a partilha das suas experiências e vivências no mercado digital, como um recurso essencial para impulsionar a inovação nos seus negócios.
A sessão de encerramento foi conduzida pelo Vice-Presidente do Município de Vila Nova de Foz Côa, Pedro Duarte, que reforçou a total disponibilidade do executivo em apoiar e promover iniciativas que fortaleçam o tecido empresarial, fundamentais para o desenvolvimento económico do concelho.