1ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros

cetv23

Mais de 160 representantes de municípios e entidades parceiras juntam-se em Vila Nova de Foz Côa para concertar estratégias e projetos para desenvolver e promover os territórios vinhateiros

O Municipio de V. N Foz Côa, a AMPV — Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em parceria com a Recevin — Rede Europeia das Cidades do Vinho, vai realizar a 1ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, de 1 a 4 de fevereiro no Centro de Alto Rendimento do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa.

Definir novas linhas de trabalho em rede, concertar estratégias de promoção integrada dos territórios, apresentar novos projetos e promover a aproximação entre municípios associados e parceiros são os principais objetivos desta 1ª Convenção dos Territórios Vinhateiros.

No dia 1 será feita a receção aos participantes; o dia 2 está reservado para reuniões de trabalho com técnicos dos municípios associados; no dia 3 decorre o grande encontro da Convenção Europeia e no dia 4 todos estão convidados a assistir à Gala de Abertura do Douro - Cidade Europeia do Vinho 2023, no Multiusos de Lamego.

Para José Arruda, este grande encontro organizado pela AMPV, e que conta com o apoio do município associado de Vila Nova de Foz Côa, "pretende juntar todos aqueles que trabalham connosco e, numa primeira parte, pretende refletir sobre o presente da associação e apontar novas linhas de trabalho. No dia 3 teremos connosco as nossas principais entidades parceiras, nacionais e internacionais, e será um dia para apresentar os grandes projetos que neste momento, cá dentro e lá fora, estão a ser desenvolvidos na área do vinho, do enoturismo, da promoção dos territórios vitivinícolas".

Para o Presidente da Câmara de Foz Côa, João Paulo Sousa,” receber em Foz Côa, a 1ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, evento que culmina com a Gala de Abertura do Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023 em Lamego, é um facto que deve orgulhar todos os Fozcoenses e que mostra a relevância do nosso concelho, totalmente integrado na Região Demarcada do Douro, classificada como Património da Humanidade”