Conscientes de que a educação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens e para a construção de uma sociedade esclarecida, mais justa e preparada para os novos desafios, no âmbito das suas competências, a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa assume as suas responsabilidades na plenitude, desenvolvendo em cooperação com o agrupamento de escolas, um programa educativo assente num modelo de qualidade pedagógica e de oportunidades de aprendizagem para todos.
1. Atividades de Enriquecimento Curricular
No que diz respeito às atividades de enriquecimento curricular, o município entendeu estender a oferta formativa a todas as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
Tendo como base a convicção de que os primeiros anos de ensino são marcantes e muito importantes para o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural das nossas crianças, a aposta formativa foi direcionada para as seguintes atividades de enriquecimento curricular:
- Expressão Dramática e Artes Performativas – Pretende-se que através de jogos de exploração e jogos dramáticos os alunos desenvolvam a capacidade imaginativa, intelectual e expressiva e simultaneamente o espirito de partilha e solidariedade.
- Música – Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de interpretação e comunicação musical, a perceção sonora e a cultura musical.
- Yoga – Pretende-se estimular a autoestima, a concentração e o desenvolvimento emocional.
- Expressões Artísticas / Artes Plásticas – Pretende-se que os alunos desenvolvam a criatividade artística e estimulem a imaginação.
- Atividade Física e Desportiva – Pretende-se desenvolver a educação psicomotora e que os nossos alunos adquiram hábitos de prática desportiva e adotem um estilo de vida saudável.
2. Escola Virtual
A Escola Virtual é uma plataforma que permite que os alunos aprendam e melhorem os seus resultados. Ajuda na preparação para os momentos de avaliação e incentiva o estudo autónomo através da realização de testes com correção automática.
O professor tem tudo o que necessita para desenvolver novas formas de trabalhar, nomeadamente atribuir tarefas às suas turmas, partilhar materiais com alunos e professores e avaliar os seus alunos de uma forma totalmente personalizada.
Os encarregados de educação podem acompanhar o progresso dos seus educandos através de relatórios de desempenho, identificando facilmente as matérias que estão bem consolidadas e as que precisam de mais dedicação.
3. Componente de Apoio à Família – CAF / Atividades de Animação e Apoio à Família - AAAF
A componente de apoio à família apresenta-se como uma estratégia complementar do sistema educativo, respondendo não só às necessidades socioeducativas das famílias, mas também, proporcionando espaços de autonomia e socialização da criança, pautados pelo principio de igualdade e oportunidade no acesso e sucesso da aprendizagem.
Assumiu assim, o município como um dos objetivos primordiais proporcionar atividades para além das cinco horas diárias, designadas por Componentes de Apoio à Família, (fornecimento de refeições, acolhimento e prolongamento de horário e nas interrupções escolares).
4. PIPSE – Promoção do Sucesso Escolar
O programa de promoção do sucesso escolar, conta com uma equipa multidisciplinar de acompanhamento, composta por um psicólogo, um terapeuta da fala, um assistente social, um técnico de ciências da comunicação, e dois técnicos de artes, performativas e plásticas.
5. Refeições escolares
Fornecimento de refeições escolares gratuitas para o pré-escolar e ensino básico e gratuitidade do reforço do pequeno-almoço e lanche, permitindo que todas as crianças tenham acesso a uma alimentação saudável e equilibrada.
6. Transportes
O Município assume os transportes gratuitos para todos os níveis de ensino, incluindo o transporte para a creche.
7. Manuais escolares
O município oferece a todos os níveis de ensino do agrupamento de escolas, os livros de fichas/cadernos de atividades.
8. Apoio no Ensino Musical
A presente medida visa a atribuição de apoios económicos a estudantes que frequentem a escola de musica, como uma comparticipação em 50% nos encargos com a mensalidade.
9. Apoio à frequência do Ensino Superior
O município atribui anualmente quinze(15)bolsas de estudo, com o objetivo de apoiar o prosseguimento dos estudos aos estudantes oriundos de famílias economicamente carenciadas e com aproveitamento escolar, com até 50% do salário mínimo nacional (10 prestações).
10. CTeSP: Gestão de Alojamentos Turísticos
Pagamento integral das propinas ou alojamento.
11. Cheque Educação:
Atribuição de um Cheque Educação, no valor de 100 euros (com IVA incluído) por aluno, como um apoio à aquisição de material escolar/didático ou outros bens ou produtos relacionados com a educação do/a aluno/a.
Para além das medidas atrás referidas, o município ao longo do ano apoia ainda um conjunto de atividade orientadas para promoção da igualdade de oportunidades e para a redução das assimetrias sociais.