As candidaturas à Reestruturação e Conversão de Vinhas (VITIS), Campanha 2024/2025, decorrem entre as 9:00 horas do dia 4 de dezembro de 2023 e as 17:00 horas do dia 8 de janeiro de 2024.
Os viticultores que pretendam candidatar-se devem, previamente à submissão das candidaturas, realizar os seguintes procedimentos:
a) Atualizar o Registo Central Vitícola;
b) Efetuar a inscrição ou atualização dos dados da exploração, no seu Parcelário (iSIP), identificando os novos locais de investimento e comprovação da posse da terra;
c) Obter os pedidos de pareceres ou pareceres relativos às parcelas de vinha em áreas protegidas, Rede Natura e Alto Douro Vinhateiro e ao arranque de algumas espécies (ex. sobreiros, azinheiras e oliveiras), sendo que todos os pareceres devem ser apresentados nas Direções Regionais de Agricultura da área de intervenção da candidatura até 30 de abril de 2024.
NOTA: Não têm direito a qualquer apoio as parcelas de vinha, indicadas na candidatura, que sejam arrancadas antes de 9 de março de 2024 (60 dias a contar da data do encerramento do prazo de receção das candidaturas), salvo em situações devidamente autorizadas pelo IVV, I. P.,
São elegíveis apoios para:
a) A instalação da vinha (com bacelos/porta-enxertos ou enxertos-prontos);
b) Valas de escoamento de água;
c) Reconstrução ou construção de muros que suportem a terra da parcela a plantar com vinha;
c) “Sobreenxertia” ou “reenxertia”.
Para mais informações, técnicas e enquadramento legal:
Contacte o Gabinete de Apoio ao Agricultor;