fbpx
  • 279 760 400
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Seg. a Sex. | 09H00 às 12H30 - 14H00 às 17H30

Radar Social

Radar Social Foz Côa

Arrancou hoje no concelho de Vila Nova de Foz Côa, o “Radar Social”, um projeto financiado pelo PRR, que assenta no desenvolvimento de um trabalho de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social do concelho. 
Este projeto resulta de uma candidatura que o município viu aprovada, no âmbito do investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, na tipologia Radar Social – Criação de Equipa para Projeto Piloto.

Para a execução do projeto foi criada uma equipa multidisciplinar constituída por dois técnicos superiores das áreas de serviço social e psicologia, que têm o objetivo de implementar um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso território, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado.

A implementação do programa divide-se em duas fases de operacionalização. A primeira fase consiste na atualização dos instrumentos de planeamento como o Diagnostico Social e Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Vila Nova de Foz Côa, pretendendo, mapear os recursos regionais e locais, assim como os munícipes em situação de vulnerabilidade, tendo em vista a melhor coordenação entre os serviços e respostas.

Já na segunda fase, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social. Este irá identificar pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, realizando, posteriormente, o devido encaminhamento e orientação para a rede dos serviços de atendimento, de acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social.

O Radar social apresenta-se como um projeto de desenvolvimento social, com cariz de planeamento e de suporte a uma intervenção integrada dos parceiros e recursos existentes, seguindo os padrões e diretrizes dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, designadamente, erradicação da pobreza e da fome, direito à saúde e educação de qualidade, igualdade de género, redução das desigualdades, paz, justiça social e parcerias pelas metas.


Contactos

Município de V. N. de Foz Côa
Praça do Município
5150-642 Vila Nova de Foz Côa

correio@cm-fozcoa.pt

279 760 400

41°05'00.2"N 7°08'09.6"W

Menu