Serviço de Transporte Regular Intermunicipal - ligação entre Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso e Guarda.

O território das Beiras e Serra da Estrela testemunhou hoje um marco significativo no desenvolvimento do transporte público. Este serviço promete transformar a mobilidade local, com uma ligação direta e eficiente entre Vila Nova de Foz Côa e a cidade da Guarda, a partir do dia 03 de junho de 2024.

A apresentação, realizada esta sexta-feira 31 de maio, na sede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, contou com a presença das duas comunidades intermunicipais envolvidas, CIM Beiras e Serra da Estrela e a CIM Douro, bem como pelos presidentes dos municípios aderentes: Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso e Guarda. Esta apresentação e, respetivamente, este itinerário, simboliza não só uma colaboração intermunicipal eficaz, mas acima de tudo o compromisso na melhoria contínua dos serviços de transporte para as populações.

O itinerário foi cuidadosamente planeado para responder às necessidades dos residentes, com duas paragens estrategicamente localizadas em cada município – Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa (terminal rodoviário), Marialva (cruzamento), Mêda (Tribunal), Trancoso (terminal rodoviário), Vila Franca das Naves (estação) e Guarda (Parque da Saúde e Centro Coordenador de Transportes).

Este transporte será feito de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados nacionais, com início às 07h10, direção Norte Sul, partindo de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa) em direção à Guarda, e regresso às 16h, com chegada a Vila Nova de Foz Côa às 17h39.

A expectativa é que este novo serviço não só melhore a qualidade de vida dos habitantes locais, como também possa alavancar o crescimento económico e turístico do território, através desta resposta a uma necessidade há muito compreendida.

Para mais informações sobre os horários, tarifas e paragens específicas deste trajeto, os interessados podem contactar os municípios da sua área de residência e adquirir os bilhetes nos locais habituais, ou respectivos pontos de venda.

Consulte os horários no seguinte link... (PDF)