Simulacro nos Passadiços do Côa

No passado dia 20 de agosto, o Município de Vila Nova de Foz Côa, pelo seu gabinete de Proteção Civil, realizou um simulacro na estrutura dos “Passadiços do Côa”.

O Exercício teve como finalidade testar a capacidade de resposta das entidades com responsabilidade em matéria de Proteção Civil de âmbito municipal, à luz dos princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e do Plano Prévio de Intervenção (PPI) dos Passadiços do Côa, devidamente aprovado em sede de reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) concretamente no quadro de uma intervenção com múltiplas ocorrências, decorrentes de uma situação de elevadas temperaturas e de um acidente/queda.

Objetivos definidos:
- Testar, avaliar, detetar e corrigir eventuais disfunções no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC);
- Testar e avaliar procedimentos de ativação do PPI – Passadiços do Côa;
- Desenvolver procedimentos de planeamento, coordenação e de condução de operações que ajudem a melhorar as condições de atuação em situações de emergência provocadas por acidente grave ou catástrofe;
- Apontar eventuais melhorias na estrutura dos passadiços, nomeadamente, pontos de acesso, entradas/saídas de emergência e horários de utilização.

Gostaríamos de deixar uma palavra de agradecimento a todas as entidades e cidadãos que colaboraram no planeamento, execução e relatório final deste simulacro:
- Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa;
- Guarda Nacional Republicana;
- Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Côa;
- Centro de Saúde e Serviço Básico de Urgência (SUB) de Vila Nova de Foz Côa
- Representante das IPSS do concelho;
- Comando Sub-regional de Proteção Civil do Douro;
- Jovens voluntárias que exercem funções no programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.