“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”.
(Bonnie W. Finney)
Abril, é o mês dedicado à sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância, um tema de extrema relevância para toda a sociedade. Com o objetivo de consciencializar a comunidade em geral e promover a proteção dos direitos das crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Foz Côa, desafiou os comerciantes locais a juntarem-se a esta causa, decorando as suas montras em tons de azul – a cor simbólica desta campanha.
Mais do que um gesto visual, esta ação pretende despertar a atenção de todos para a necessidade de um compromisso coletivo no combate aos maus tratos na infância. A criação de atividades que reflitam esta mensagem é uma forma de lembrar e reforçar que a segurança, o respeito e o bem-estar das crianças são responsabilidades partilhadas por todos.
Ao aderir a esta iniciativa, cada comerciante contribui para uma comunidade mais informada, solidária e ativa na promoção de um futuro mais seguro e digno para as nossas crianças.
Juntos, podemos fazer a diferença!
“Serei o que me deres.
A história do Laço Azul (Blue Ribbon) é como um símbolo para a conscientização sobre a violência doméstica. Teve origem nos Estados Unidos, em 1989, quando Bonnie Finney, uma avó da Virgínia, amarrou uma fita azul na antena do seu carro como forma de protesto e alerta sobre os maus-tratos infantis, após a trágica morte do seu neto, vítima de abuso.
Bonnie escolheu a cor azul para simbolizar os hematomas e marcas deixadas pela violência. O seu gesto inspirou uma campanha global de sensibilização sobre a violência doméstica, incentivando a denúncia e a proteção das vítimas, especialmente crianças.
Desde então, o laço azul tornou-se um símbolo internacional da luta contra os maus-tratos e da importância da prevenção e do apoio às vítimas.
A história de Bonnie demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus tratos contra as crianças, na sua prevenção e proteção dos seus direitos.
Como denunciar situações de risco? Se conhece uma criança em situação de perigo, não hesite em comunicar. A sua ação pode fazer a diferença! 📧 E-mail: Juntos, podemos proteger as crianças e garantir um futuro mais seguro e feliz para todas elas. Use o Laço Azul e espalhe esta mensagem 💝! |