Decorreu nos dias 01, 02, 03 e 04 de maio, uma ação de captura, esterilização, desparasitação e devolução de gatos errantes (Campanha CED), promovida pelo município de Vila Nova de Foz Côa – Gabinete de Proteção Civil, e desenvolvida pela Associação “Animais de rua”.
A referida iniciativa foi direcionada à comunidade felídea, visou, entre outros objetivos, mitigar os impactos negativos associados ao crescimento descontrolado das populações de gatos assilvestrados.
Esta intervenção teve como principais metas a redução do desconforto que tais populações possam causar no seio da comunidade, a diminuição do risco de saúde pública, o controlo da transmissão de doenças entre os próprios felinos, a minimização da ameaça que representam para a vida selvagem local e, acima de tudo, a promoção do bem-estar animal.
Através de medidas responsáveis e sustentadas, pretendeu-se assegurar uma convivência mais harmoniosa entre humanos, animais e o meio ambiente.
Como referimos na primeira campanha, existe neste momento um problema grave de superpopulação de animais errantes no nosso concelho. A esterilização é o único meio de combate a este problema de forma ética e eficaz.
Vamos continuar com este, e outro tipo de iniciativas, contando para tal com o contributo de todos.