Está em elaboração a candidatura para o Museu da Casa Grande e a Casa do Moutinho, em Freixo de Numão, acolherem o Polo Arqueológico da CIMDOURO
Decorreu ontem, na Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, uma reunião com o Sr. Vice-Presidente da CCDR-N, Jorge Sobrado, com Sr. Vice-Presidente da CIMDOURO, João Gonçalves e com o 1º Secretário da CIMDOURO, João Rodrigues, para recolha de informação sobre o ponto de situação relativamente ao projeto para o Polo Arqueológico, que se pretende instalar no Museu da Casa Grande e Casa do Moutinho, em Freixo de Numão, no âmbito da candidatura ao Aviso NORTE2030-2025-15, a submeter até dia 4 de setembro do presente ano.
Depois de elaborado o levantamento topográfico e arquitetónico, encontra-se em fase de adjudicação o projeto de execução, que contempla a requalificação integral do edifício do Museu da Casa Grande.
Esta candidatura vem completar a candidatura já submetida, em março, ao Quadro de Investimentos Prioritários ITI-CIMDOURO, no valor de 799.243,27 €, com financiamento de 85%, e que contempla a elaboração do novo plano museológico, digitalização das coleções, aquisição de equipamentos para expansão das reservas, inventário digital, conservação preventiva, restauro e o novo projeto museográfico.
O Museu da Casa Grande passará assim, a ser uma estrutura de escala intermunicipal, dedicada à gestão, inventário, investigação, valorização, promoção e mediação de espólios resultantes de intervenções arqueológicas realizadas na área da CIMDOURO.