A Casa do Concelho de Foz Côa esteve em Festa

No dia 26 de Junho último, o Encontro/Convívio organizado pela Direcção da Casa foi antecedido da inauguração da muito aguardada Loja “FOZ CÔA GOURMET”, situada na Avenida Almirante Reis Nº 238-B. E foi aqui que todos elementos dos Corpos Sociais receberam com júbilo as distintas personalidades convidadas, bem como os associados que nos deram o prazer da sua presença.
Cerca das 11,00 horas, chegou o autocarro municipal com os residentes no nosso Concelho que vieram juntar-se a outros participantes oriundos de diversas procedências e às seguintes personalidades que também já se encontravam presentes: o Senhor Presidente da Câmara, a Senhora Vereadora Andreia Polido Almeida, o Senhor Cónego José da Silva, e a Senhora Arquiteta Helena Luna. Constituindo todos um total de 90 convivas que participaram na cerimónia de inauguração da referida Loja.
Enquanto muitos dos presentes degustavam o “Porto de Honra”, constituído por algumas delícias retiradas das prateleiras, o nosso esforçado Presidente dirigiu breves palavras de boas vindas aos circunstantes para de seguida dar a palavra ao instituidor da “FOZ CÔA GOURMET”, o Senhor. Eng.º Gustavo Duarte que, de maneira entusiástica, incitou os presentes a usufruírem deste e de outros empreendimentos destinados a engrandecer o nome de Foz Côa e do Concelho.
Para animar a primeira parte da nossa festa, ouviram-se as vozes, os cavaquinhos e outros instrumentos trazidos por dez elementos da “USILA” (Universidade Sénior e Intergeracional de Lisboa / Algés), dirigidos pelo Eng.º Marrana que, além do mais, se dispuserem a brindar-nos com algumas cantigas do reportório dos Fiarresgas.
Finda a inauguração pelas 12,30, com exceção dos senhores Dr. Juiz Conselheiro José António Mesquita e Eng.º João Carlos Mettelo Nápoles, os restantes participantes rumaram para Algés, com destino ao Restaurante “Caravela D´Ouro” do nosso amigo e conterrâneo Sr. António Lopes.
Depois dum gostoso beberete e já com os convivas ocupando os respectivos lugares, teve início o excelente Almoço comemorativo do 24º aniversário da fundação da Casa do Concelho de Foz Côa.
Num intervalo do repasto, começou por intervir o Presidente de entidade aniversariante, Sr. José Coelho, que depois de se congratular com a realização de mais este evento, recordou a fundação da instituição a que preside, terminando com palavras de esperança no sucesso da Loja horas antes inaugurada. Também o Senhor Presidente da Câmara começou por manifestar confiança no êxito da Loja, para depois fazer alusão a melhoramentos e à dinamização do Centro de Estágio do Remo no Pocinho e do Museu do Côa, referindo depois a próxima transferência do Gabinete de Turismo para a antiga escola Conde Ferreira.
A meio da tarde o evento retomou a sua atmosfera festiva, com os instrumentistas e cantores da “USILA” (e não só) a darem música aos muitos dançantes que “não deixaram os seus créditos por mãos alheias”.
Só pelas 18 horas se retiram os últimos convivas que, tal como os demais, acabaram bem--dizendo este autêntico dia de festa.