Feira do Livro: 7 anos a convidar à leitura

O Centro Cultural foi palco de conversas com autores, apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos, confidências, encontros e partilhas

Com a participação de mais de 70 editoras presentes, a VII Feira do Livro, iniciativa conjunta da Fozcoactiva EEM e a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, foi palco de conversas com autores, apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos, confidências, encontros e partilhas ao longo de 18 dias e sobre o olhar atento de mais de 5500 títulos.

Com dois espaços distintos (secção adulto e secção infanto-juvenil), a afluência à Feira do Livro excedeu as expectativas, tendo em consideração a conjuntura económica-financeira actual que poderia comprometer de forma significativa o poder de compra dos visitantes.

Nesta edição, o autor Emílio Miranda visitou novamente o espaço do Centro Cultural no para apresentar as obras literárias “De Névoa e de Vento” e “Uma árvore Intemporal”. Estas obras resultam da sua incursão na prosa poética e poesia, após já ter revelado outra vertente literária, nomeadamente o romance histórico alusivo à fundação de Vila Real “A Princesa do Corgo”, apresentado em edições anteriores. O Vereador da Cultura, João Paulo Sousa, apresentou igualmente o conto mais recente do autor e vencedor do Prémio Novos Talentos FNAC “João, o Trovador”. Revelando segredos da sua experiência como autor, Emílio Miranda destacou que “escrever eleva a alma” possibilitando, a todo o escritor, desvendar os “horizontes insuspeitos da imaginação. Para o leitor, ler é partir para uma aventura, correr perigos de respiração suspensa”.

Fernando Costa apresentou o regresso à escola primária, num livro intitulado “A minha vida começa depois da escola”. Para o autor “esta é uma viagem à primeira instituição de ensino que frequentámos, aos aromas do quintal da escola, às amizades ganhas e perduradas no tempo”. Estando presentes na apresentação maioritariamente estudantes, a Vereadora Andreia Polido de Almeida, focou a importância das aprendizagens partilhadas entre professores e alunos durante todo o percurso escolar, referindo que considera esta obra, acima de tudo, como uma forma de preservar a nossa memória colectiva.

Pensado para um público mais jovem, a autora Maria Mamede deliciou os alunos do 1º CEB com poesia infanto-juvenil “Bicharoquices” e Carla Caldas com “O País dos relógios e outras histórias” que apela à importância da partilha e da entreajuda.
Tiago Gonçalves, um jovem autor que se aventura pelo romance “Não fomos nós dois”, conduziu os estudantes pela viagem de uma terapeuta e um paciente, numa história vincada pelas impressões, emoções e convicções das personagens e como os seus caminhos se unem e separam de forma tão simples.

Constituindo actualmente um dos eventos mais marcantes do município, a continuidade da Feira do Livro em Foz Côa continuará a merecer o seu lugar de destaque pelo carácter interventivo e mobilizador da comunidade em torno da pertinência da leitura na sociedade e pelo aproximar de autores e leitores.