Atentos ao actual contexto sócio-ecónomico que se vive em Portugal, cujas consequências atingem as famílias mais vulneráveis, surge o projecto da criação de uma Loja Social de âmbito concelhio, com a finalidade de atenuar algumas dificuldades e necessidades imediatas dessas famílias.
No âmbito da Rede Social de Vila Nova de Foz Côa, a nova Loja Social será um equipamento que terá como objectivo responder às necessidades imediatas de famílias carenciadas, oferecendo bens alimentares não perecíveis, têxteis e vestuário, material didáctico e outros bens que resultem de doações.
A Vereadora da Acção Social e Saúde, Andreia Polido de Almeida, defende que com este projecto, “pretende-se potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, eliminando sobreposições de intervenção e permitindo um melhor planeamento dos serviços e celeridade dos mesmos e paralelamente estimular e incentivar os parceiros para o trabalho em rede, permitindo o bom desenvolvimento do projecto, assegurando a satisfação das necessidades das famílias”.
São beneficiários da Loja Social, os indivíduos que revelem vulnerabilidade económica e social identificada pelas entidades da área social e saúde, nomeadamente Juntas de Freguesia, CPCJ, IPSS, Instituto de Segurança Social assim como outras associações sem fins lucrativos de âmbito social.
Esta nova estrutura solidária de apoio às famílias mais necessitadas do concelho de V.N. de Foz Côa está aberta a doações de particulares e empresas, tendo já recebido sinais inequívocos de solidariedade, por parte de algumas instituições locais e sobretudo de anónimos fozcoenses que se têm voluntariado nesta causa.
A Loja Social, localizada no edifício junto ao Antigo Turismo, entrou em funcionamento no dia 12 de Março e estará aberta uma vez por semana, às segundas-feiras, das 15h30 às 17h30.
Para mais informações poderá dirigir-se ao Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal.