O dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se comemora a 21 de Março, foi assinalado no Parque da Lameira, local integrado na zona urbana da cidade, onde se encontra uma grande diversidade de árvores plantadas, e teve como objetivo principal a promoção do contacto dos jovens com a natureza, incentivando-os à plantação de espécies autóctones.
Esta atividade foi organizada pelo Município em colaboração com o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Campos Henriques e a Junta de Freguesia de Vila Nova de Foz Côa, e contou com a participação de 145 alunos, do 5.º e 6.º anos de escolaridade.
Eram 9h00 da manhã quando as crianças já organizadas por turma (6 turmas no total), iniciaram a sua marcha rumo ao parque. Cada turma ia acompanhada por um professor.
Chegado ao parque, cada turma teve a possibilidade de plantar 6 árvores dado serem 36 o número de árvores, disponibilizadas pela junta de freguesia, que aguardavam pelo seu novo “lar”.
Foi grande o entusiasmo: afinal, não é todos os dias que se contribui ativamente para o equilíbrio da natureza e para a preservação deste espaço verde do concelho de Vila nova de Foz Côa.
Após dada a explicado de como é que deviam plantar as árvores, as crianças, de mangas arregaçadas e enxada na mão, ajudaram a plantar cedros, azinheiras, carrascos e outras espécies.
No final desta atividade foi distribuído um panfleto com a indicação da importância da floresta, uma vez que esta desempenha um papel extremamente relevante, quer a nível ecológico, quer económico, quer social.
Porque nunca é de mais relembrar que a progressiva degradação e destruição da área florestal, que tem vindo a acontecer já há alguns anos, leva a que a qualidade da vida das populações seja cada vez menor. E nada melhor que chamar à atenção das crianças para que estas possam transmitir a seus pais e familiares da importância que é a preservação da floresta, em prol de um desenvolvimento sustentável.
Distribuiu-se, ainda, aos alunos garrafas de água e fitas de pescoço alusivas ao “Dia da Árvore”, fornecidas pelo município de Vila Nova de Foz Côa.
Finalmente, salienta-se a colaboração empenhada e ativa das professoras Isabel Costa e Manuela Costa do Agrupamento de Escolas, bem como dos funcionários da Junta de Freguesia de Vila Nova de Foz Côa, na concretização desta atividade.