O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis revelou esta semana que Vila Nova de Foz Côa é considerada uma das 35 autarquias Mais Familiarmente Responsável.
Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional em que foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.
“Hoje, mais do que nunca, as políticas de apoio à família, são essenciais. Na crise que atravessamos, nos dias difíceis que estamos a viver e que vão agravar-se, as redes familiares amortecem as consequências do desemprego, da perda de habitação, do empobrecimento. As políticas de apoio à família mais eficazes, são as de proximidade”, refere a Dra. Margarida Neto, membro do Observatório.
“Esta distinção representa o reconhecimento público de todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município de V. N. de Foz Côa no sentido de responder às dificuldades actuais das famílias nas diversas áreas de actuação. Este prémio vem realçar as melhores práticas no que diz respeito às políticas de apoio à família e é, sem dúvida, um título que muito nos honra e nos estimula na continuação da intervenção social e familiar”, afirma a Vereadora da Acção Social e Saúde, Andreia Polido de Almeida.
A cada município vencedor irá ser entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2012» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 24 de Outubro, pelas 17h no Auditório Nacional dos Municípios, em Coimbra.
Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.