No passado dia 9 foi inaugurada a exposição de fotografia “Habitar – Antologia” de Alexandre Sampaio e celebrou-se a entrega de prémios do III Concurso de Fotografia Foz Côa Um Concelho, Dois Patrimónios Mundiais.
“Habitar antologia (2012)”, de Alexandre Sampaio, é uma coleção fotográfica antológica das duas edições habitar, de 2010 e de 2012, reunindo os melhores trabalhos destas coleções interpretativas e interpelativas do espaço do Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, da salina que este preserva em atividade, da sua envolvência humana e ecológica. Procura uma poética reflexiva sobre o espaço, sobre a forma como o corpo o habita, e as múltiplas sensações que se despertam.
Em 2010 a habitar I inaugurou no aniversário do Núcleo Museológico do Sal, e em 2012 a habitar II abriu no Dia Internacional dos Museus, passando também já pela sala Hélène Beauvoir (Universidade de Aveiro), Galeria Plaza D’Art e nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia. Espera ainda a possibilidade de edição em livro.
A terceira edição do ‘Concurso de Fotografia Foz Côa Um Concelho, Dois Patrimónios Mundiais’, contou com 28 participantes, dos mais diversos pontos do país. Este concurso tem como objectivo a valorização do património arquitectónico, cultural, paisagístico, ambiental, rural, agrícola do Concelho de Vila Nova de Foz Côa, através de fotografia e destina-se a todos os amantes da fotografia, amadores ou profissionais, independentemente da sua nacionalidade.
Nesta terceira edição foram premiados os trabalhos dos seguintes participantes:
1º Pedro Dinis Maldonado Ângelo, com 1.121 pontos;
2º João Miguel Lopes Moreno, com 1.090 pontos;
3ºAntónio Jaime Abrunhosa, com 1.085 pontos;
Grelha de avaliação e fotografias