Como forma de premiar o esforço e dedicação dos alunos e professores da Universidade Sénior de Vila Nova de Foz Côa foi realizada, no dia 24 de Julho, uma visita cultural à Vista Alegre em Ílhavo, nomeadamente à fábrica, capela e museu histórico. Esta visita integrou-se num conjunto de iniciativas da Universidade Sénior, algumas já realizadas, e que incluíram uma visita de estudo ao Museu do Côa, marcada por um grande interesse e entusiasmo por parte dos alunos relativamente aos assuntos abordados.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a vasta Quinta da Vista Alegre que, posteriormente, deu nome à reputada fábrica de porcelanas Vista Alegre, fundada por José Ferreira Pinto Basto. A visão futurista e o empreendedorismo desta família marcaram definitivamente a região e o país, sendo de salientar a criação de um bairro social para os trabalhadores da fábrica, proporcionando igualmente aos operários educação escolar e actividades culturais, como o teatro e a banda de música, que se mantêm até aos dias de hoje.
No Museu da Vista Alegre, os alunos e professores atentos ao guia, mostraram interesse por todas as peças expostas, assimilando a evolução da técnica e tendências ao longo do tempo. Por sua vez, a grandiosidade dos altares e esculturas da Capela de N. Sra. da Penha de França maravilhou os presentes. Já na Fábrica foram revelados alguns dos segredos por detrás da elaboração das peças de porcelana e a minúcia com que as pinturas e decalques são realizados, levando a que toda a comitiva tivesse demonstrado grande entusiasmo e maior fascínio pela valorização das peças da Vista Alegre.
No final da visita, a Vista Alegre e o Município de Vila Nova de Foz Côa brindaram os participantes com uma lembrança para que todos pudessem materializar e eternizar a experiência vivida neste dia. Os alunos tiveram ainda a possibilidade de desfrutar de um fim de tarde na Praia da Barra.
O regresso fez-se aos sons dos cantares foz-coenses, tendo sido informados pela Vereadora do Município de Vila Nova de Foz Côa, Dra. Andreia Polido de Almeida, de algumas novidades que se irão iniciar brevemente, nomeadamente Danças de Salão, Teatro e Grupo Coral, bem como a certeza da realização de diversas actividades culturais e artísticas ao longo do ano, culminando com a visita cultural anual a realizar-se sempre no mês de Julho.
Recorde-se que actualmente a Universidade Sénior se encontra encerrada para férias e reabrirá portas em Setembro.
Foto Galeria