O IIIº Festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Côa, irá decorrer na cidade de 10 a 13 de Outubro, este ano com a novidade de existirem extensões antecessoras do festival em Setembro em Lisboa, Porto e Peso da Régua.
A IIª Edição do festival, em Setembro de 2012, elevou o município de Vila Nova de Foz Côa ao estatuto de Capital da Cultura do Interior. Com este objectivo, houve uma consciencialização para que os níveis de exigência, qualidade e determinação fossem alcançados.
Há que ter em conta, que o CINECOA se realiza no "no interior profundo", como recordou o presidente da autarquia, Gustavo Duarte, na conferência de imprensa; Já o director do festival, João Trabulo, considera que o posicionamento geográfico leva a uma "grande limitação e escassez de eventos culturais".
A Terceira Edição do Festival Internacional de Cinema, destaca a obra do realizador espanhol Luís Buñuel, através das exposições e filmes sobre o ciclo VIVA BUÑUEL e um Focus integral à obra da realizadora portuguesa Teresa Villaverde.
Como já referido, as extensões antecessoras do festival, contam este ano em Lisboa e no Porto, entre os dias 9 e 15 de Setembro, com uma retrospectiva integral à obra do cineasta canadiano Denis Côté.
O CINECOA transcende um festival de cinema convencional, pelas extensões antecessoras, pelos Filmes Concerto, Sessões Infantis e pelas exposições de fotografia inseridas no ciclo Viva Buñuel que se encontrarão patentes ao público, uma no Museu do Douro na Régua, de 7 de Setembro a 30 de Novembro, e outra no Museu do Côa de 10 de Outubro até ao final do ano.
O festival conta ainda com uma Sessão Especial, dedicada à população do concelho de Vila Nova de Foz Côa, ‘O Tesouro’ aborda o potencial das gravuras do Vale do Côa, na década de 90. O filme espelha este acto de resistência exemplar, levado a cabo por arqueólogos, políticos e estudantes, pela salvaguarda do património, numa luta económica, ideológica e politica entre os defensores do património e a EDP que tinha em mãos o projecto de uma gigantesca reserva hidráulica.
A par e inserida no festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Côa, realiza-se a IIª Edição do COALAB, que se assume como uma plataforma de desenvolvimento de projectos de cinema, tendo o objectivo de fazer participar, em regime de selecção, vários projectos em fase de desenvolvimento, num ambiente privilegiado de apoio e acompanhamento em sessões de pitching. Os representantes de cada projecto poderão ainda usufruir de reuniões privadas com financiadores e distribuidores nacionais e internacionais presentes no festival.
O COALAB cobre as despesas de alojamento, viagem e alimentação para um representante oficial (realizador ou produtor) de cada projecto. Os projectos vencedores são anunciados na sessão de encerramento do festival CINECOA, no dia 13 de Outubro de 2013.
Mais informação em: www.cinecoa.com