O IIIº Festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Côa, decorreu nesta cidade de 10 a 13 de Outubro de 2013, tendo este ano, a novidade de existirem dois momentos em que decorreu o festival. Num primeiro momento, em Setembro, este certame viajou por Lisboa, Porto e Peso da Régua e num segundo momento, de 10 a 13 de Outubro, regressou a Vila Nova de Foz Côa.
Os níveis de exigência, qualidade e determinação, estiveram sempre presentes na elaboração dos objetivos para esta III edição, possibilitando assim, um reforço expectante sobre a II edição, em 2012. É certo que as expetativas estavam elevadas, pois os resultados obtidos no ano transato foram francamente positivos. A fasquia manteve-se num espiral qualitativo superior, e os índices de audiência rondaram as 2800 pessoas, com 5 lotações esgotadas. A vertente turística e cultural cumpriu o seu papel nesta III Edição do CINECOA.
No que concerne ao evento propriamente dito, realizou-se a cerimónia de abertura desta terceira edição do CINECOA, no dia 10, quinta-feira, com a estreia de ‘O NAVEGANTE’ de Buster Keaton, em filme concerto, musicado ao vivo com música original de Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva. Em linhas sumárias, o festival deu ênfase à vasta obra da realizadora portuguesa Teresa Vilaverde, que esteve sempre presente no decorrer do certame. Em retrospetiva foi abordada a obra da realizadora, que começou a sua carreira com ‘A Idade Maior’, em 1991, e fez desde então filmes como ‘Três irmãos’ (1994), ’Mutantes’ (1998), ’Transe’ (2006) ou, o seu último, ’Cisne’ (2011).
A Terceira Edição do Festival Internacional de Cinema, destacou, também, a obra do realizador espanhol Luís Buñuel, através das exposições e exibição de sete filmes sobre o ciclo VIVA BUÑUEL.
Nas extensões antecessoras do festival, entre os dias 9 e 15 de Setembro, em Lisboa e no Porto, recordou-se através de uma retrospectiva integral a obra do cineasta canadiano Denis Côté.
O CINECOA transcendeu na noção de um festival de cinema convencional, pelas extensões antecessoras, pelos filmes concerto, pelas sessões infantis (‘O Pinóquio’ e ‘O Feiticeiro de OZ’), e pelas exposições de fotografias patentes nos diversos lugares onde ocorreu o festival.
A sessão de encerramento fez-se com um filme concerto, com banda sonora original de Josef van Wissen, que musicou ao vivo a projecção de ´L´Age d’Or’, para um auditório cheio e entusiasta, que aplaudiram de pé esta ultima exibição do CINECOA 2013. Salienta-se por fim, as palavras que o Autarca, Eng. Gustavo Duarte, dirigiu aos presentes, agradecendo a presença e empenho de todos, referindo que na sua opinião, é este o caminho para Foz Côa, e que ao manter este tipo de iniciativas, mantem a aspiração de Foz Côa ser um dia a capital cultural do interior.
A par de todas estas iniciativas, realizou-se a IIª Edição do COALAB. Esta edição contemplou uma plataforma de desenvolvimento de projectos de cinema, num ambiente privilegiado de apoio e acompanhamento em sessões de pitching. Os vencedores foram anunciados na sessão de encerramento do festival CINECOA, no dia 13 de Outubro de 2013, onde houve espaço para agradecimentos por parte dos participantes, que louvaram o empenho do Município, no que concerne à motivação artística, estrutura e importância do festival.
Foto Galeria