No passado sábado, dia 12 de Dezembro, o concelho de Foz Côa recebeu a Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, em visita oficial ao Município de Vila Nova de Foz Côa.
A receção ao Presidente da República decorreu no Museu do Côa, onde foi feita uma visita guiada pelo Dr. Martinho Batista, às diversas salas do Museu. O Sr. Presidente da Republica, mostrou-se "impressionadíssimo" não só com a perspectiva evolutivo/histórica apresentada, como também com a arquitectura do próprio edifício.
O Sr. Presidente da Camara, Gustavo de Sousa Duarte, aproveitando a visita lembrou que “o orgulho em liderar um município com dois patrimónios mundiais: o Douro Vinhateiro e as gravuras rupestres, não se esgota numa passividade contemplativa daquilo que se possui”. Acrescentando ainda que: “ É necessário e urgente corrigir o modelo de gestão da Fundação que gere esse espaço”. Por outro lado, diz o Sr. presidente da Camara, que “ torna-se um imperativo divulgar este património através de uma sinalética adequada nas principais vias rodoviárias de região”.
A visita do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, terminou com a deslocação a uma quinta de Castelo Melhor, a empresa vitivinícola Duorum, que, recentemente, adquiriu um prémio europeu de sustentabilidade ambiental em espaço rural. No coração do Douro superior, o presidente da Republica elogiou todos aqueles que sustentam os motores do desenvolvimento desta região apostando no investimento privado e nas exportações.
Aníbal Cavaco Silva, não quis deixar o concelho de V.N. Foz Côa, sem assinar o livro de honra do Município, ao qual refere que “a singular riqueza que existe neste território (Gravuras rupestres e Alto Douro Vinhateiro), permitirá olhar o futuro de uma forma notável e augurar às suas gentes boas oportunidades para as gerações vindouras.”