Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as Câmaras Municipais de Carrazeda de Ansiães e de Vila Nova de Foz Côa vão promover, no dia 17 de Abril, um passeio pedestre entre o Castelo de Numão e o Castelo de Ansiães. Esta iniciativa, que conta com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Numão e do Atlético Clube do Tua pretende promover e divulgar o vasto património militar existente no vale do Douro e estreitar relações entre dois monumentos nacionais com processos históricos muito semelhantes.
O castelo de Ansiães e de Numão são dois monumentos militares situados, respectivamente, na margem norte e na margem sul do rio Douro, com uma longa diacronia ocupacional que se iniciou na pré-história recente, período calcolítico, e perdurou até à época contemporânea.
Em ambos os povoados foi a sua implantação geoestratégica, sobre elevações rochosas situadas junto ao curso fluvial que determinou a sua importância como elemento de controlo sobre este vale.
Ao longo dos seculos vão-se construindo nesses locais extensas fortificações que abrigam e protegem comunidades e que culmina, durante a baixa idade média, com a reedificação das vilas fortificadas actualmente existentes.
Para conhecer ao pormenor a história destes dois povoados não deixe de participar nesta iniciativa efectuando a sua inscrição até ao dia 13 de abril na Loja Interativa de Turismo da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, através do telefone 278 098 507 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou no Centro de Informação Turística da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, através do telefone 279 760 329 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .