fbpx
  • 279 760 400
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Seg. a Sex. | 09H00 às 12H30 - 14H00 às 17H30

“À Descoberta das tradições… Convívio de IPSS do Concelho em Castelo Melhor…”

Conforme previsto no Plano de Ação da Rede Social do concelho de V. N. de Foz Côa, e, dando continuidade à Ação “À Descoberta das Tradições” iniciada há 3 anos, realizou-se no passado dia 25, 
mais um encontro de idosos das IPSS concelhias. Participaram os Centro Social de Castelo Melhor, Centro Social Paroquial de Muxagata, Centro Social Paroquial de Chãs, Centro Social Paroquial de Mós, Casa da Freguesia de Cedovim, Irmandade Nª Sª do Viso (Custóias), Centro de Apoio Social e Cultural de Numão e Santa Casa da Misericórdia de V. N. de Foz Côa, totalizando quase a centena de idosos, que num dia ameno, se juntaram para confraternizar, possibilitando a todos/as o rever de velhos amigos/as e familiares, que as circunstâncias da vida já não possibilita o contacto mais assíduo. 
 
 
Cedo começaram a chegar a Castelo Melhor e, por volta das 10H organizaram-se grupos para visitarem o núcleo de Arte Rupestre da Penascosa, em colaboração com a fundação Côa Parque, ao ceder os jipes para a visita guiada àquela arte milenar. 
 
Quem não foi, visitou a Igreja Matriz da localidade, o forno comunitário, a lojinha de artesanato local ao lado do Centro de Recepção das Gravuras, onde fomos muito bem recebidos pelo proprietário, contando-nos um pouco da história da localidade. 
 
Ainda pudemos espreitar o Lagar de Azeite, que se encontra a laborar, no engarrafamento do azeite que seguirá posteriormente para as grandes superfícies comerciais.
Seguiu-se o almoço convívio no salão da Junta de Freguesia, numa gentileza do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, tendo cada IPSS caprichado no farnel. Reinou a boa disposição e animação num dia de festa.   
 
No regresso a “casa” paragem no miradouro de S. Gabriel para nos deslumbrarmos com a paisagem única que nos rodeia, para enchermos os “pulmões de ar puro” retemperando energias e com a certeza de brevemente nos encontrarmos em novos convívios.
 
 
 

 

 


Menu