Fundação do Desporto investe na promoção internacional dos CAR

A Fundação do Desporto apresentou em Vila Nova de Foz Côa a programação do projecto 'Internacionalização da Rede Nacional de CAR de Portugal'.

Projecto aprovado pelo Compete 2020, cuja programação operacional foi apresentada em Vila Nova de Foz Côa, tem um valor global de 1.45 milhões de euros e resulta no maior financiamento privado alcançado na história da Fundação do Desporto, canalizado para a promoção das unidades da Rede Nacional de CAR e para a dinamização do Desporto e das economias locais.

A Fundação do Desporto, entidade responsável pela coordenação, gestão e promoção nacional e internacional da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, apresentou em Vila Nova de Foz Côa a programação operacional do projecto ‘INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE NACIONAL DE CAR DE PORTUGAL | HIGH PERFORMANCE SPORTS CENTERS OF PORTUGAL’”, uma iniciativa de investimento privado na promoção internacional das unidades da Rede Nacional CAR, com o objectivo de dinamização do Desporto e das economias locais.

O valor total de investimento é de 1,45 milhões de euros, com 1,18 milhões a resultarem da candidatura submetida no eixo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Compete 2020. De um total de 69 candidaturas apresentadas, 34 mereceram financiamento e, entre estas, o Projecto da Fundação do Desporto foi o que obteve a melhor classificação no processo de avaliação.

A candidatura foi submetida no eixo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Compete 2020, com o objectivo de implementar um programa de capacitação para a internacionalização da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. O projecto tem um orçamento global de € 1.457.701,48 para investimento, a que acresce IVA à taxa legal. Foi considerada elegível a verba de € 1.389.592,47, a que corresponde um incentivo de € 1.181.153,60 e € 208.438,87 de compromisso da entidade beneficiária. Cabe à Fundação do Desporto assumir € 276.547,88 relativo à componente do beneficiário acrescido dos montantes não comparticipados pelo programa operacional.

O projecto em causa, apresentado no CAR do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, perante o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o presidente do IPDJ, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Presidentes de Câmara Municipal, outros líderes autárquicos e federativos, atletas olímpicos, representantes da AICEP, ANMP, Turismo de Portugal, IP e demais individualidades e instituições envolvidas na Rede Nacional de CAR, irá implementar uma estratégia de marketing internacional com vista ao reforço da visibilidade internacional da oferta de bens e serviços da Rede de CAR em Portugal.

Por Carlos Pereira