Foz Côa Poética durante três dias.

O FESTIVAL DE POESIA de Vila Nova de Foz Côa, iniciado há 33 anos, voltou para mais uma edição nos dias 27, 28 e 29 de Abril, com leituras, música, debates, apresentação de livros e um espectáculo multimédia.

Os dois primeiros dias do Festival realizaram-se fundamentalmente com os alunos das diversas turmas do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Nova de Foz Côa. As mais de 12 turmas envolvidas tiveram uma forte participação, com sessões de encontros, leituras e debates com os escritores destacados para este festival. Puderam contactar e reflectir sobre algumas obras que fazem parte do plano nacional de Leitura e conversar directamente com eles, tais como Carla Maia de Almeida, Teresa Martins Marques, João Rasteiro, Casimiro de Brito, além dos actores João Pedro Gama e João d’Ávila. Todos eles fizeram leituras de textos poéticos dos nossos autores mais consagrados (Camões, Pessoa, Almada Negreiros, José Régio, Miguel Torga, David Mourão-Ferreira, entre outros).

O momento alto do FESTIVAL DE POESIA esteve reservado para a tarde de sábado, em que João D ´Avila foi homenageado. Participam na homenagem figuras conhecidas do grande público: as actrizes Maria José Baião, Maria José Pascoal, os escritores Mário Cláudio, Jorge Maximino (Director do festival), Teresa Martins Marques (em representação da Associação Portuguesa de Escritores),Fernando Pinto do Amaral (Coordenador do Plano Nacional de Leitura), entre outros, e os músicos Michel e Chalo Correia, Dr. Manuel Daniel, alunos dos Agrupamentos de escolas de Foz Côa e de Canas de Senhorim e o Director do Agrupamento de escolas de Foz Côa, Dr. Jorge Silva. Numa projecção de curta-metragem, Húmus, de Luís Costa e com a interpretação de Valdemar Santos, pudemos disfrutar de magníficas imagens do Castelo de Numão.

O vereador da cultura, Dr. João Paulo Sousa, agradeceu todo o contributo que João D´Avila deu ao concelho de Foz Côa, durante os 33 anos de existência – o evento literário mais antigo do País – desejando que o actor continue a marcar presença nas próximas edições.