1.º Festival Literário Infantil

Nos dias 24, 25 e 26 de Maio a Biblioteca Municipal realizou o 1.º Festival Literário Infantil, dedicado às crianças do concelho com as mais variadas atividades.

A autora/contadora de histórias Milu Loureiro deu início ao festival com várias sessões de conto recorrendo a tapetes narrativos e livros de pano interativos.

A Som do Algodão com as "Histórias do Arco-da-velha em Noites de Lua Cheia", que são enredos das criaturas que habitam o imaginário da noite, encantou miúdos e graúdos.

A ilustradora Danuta Wojciechowska apresentou o seu mais recente livro "Portugal para Crianças", um livro para colorir. É um livro dirigido à criatividade das crianças e às suas capacidades de observar, desenhar e escrever. De um modo lúdico e informal este livro desperta nos seus jovens leitores o interesse pela história, arte, cultura, geografia, fauna e flora, bem como pelo quotidiano do nosso país.

A Mariana Machado e o músico Quim Mané trouxeram-nos contos com música "Monstros, Bichos e Bicharocos", onde as histórias ganham vida pela palavra, som e movimento.

Durante o festival, com o fotógrafo Rui Campos, as crianças viajaram ao mundo da fotografia e participaram numa de Oficina de Câmara Escura.

A Biblioteca Municipal tem como missão a promoção da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura. Um dos seus objetivos é criar, estimular e fomentar o gosto pela leitura, através da promoção de atividades de animação do livro e da leitura.

Foram 3 dias intensos e o festival promete regressar no próximo ano.