A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa investiu cerca 100 mil euros para reabilitar e requalificar, na freguesia de Almendra, as zonas ribeirinhas afetadas pelos incêndios de 2017

Os trabalhos de limpeza e reabilitação nos troços de linhas de água nas áreas afetadas pelos incêndios de 2017 " estão em curso e encontram-se na fase final de execução”.

O projecto denominado Obras de Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos, acontece no âmbito do protocolo de colaboração entre a autarquia e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Fundo Ambiental, prevê apoio ao financiamento das intervenções urgentes e impreteríveis de regularização fluvial. Acções que visam garantir o escoamento nas respetivas linhas de água e minimizar a erosão e o arrastamento dos solos, remoção de sedimentos e outro material dos leitos, recuperação da secção de vazão das passagens hidráulicas e consolidação e recuperação de taludes e margens. Estas medidas de protecção dos recursos hídricos e de regularização fluvial das linhas de água incluem: Corte e remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo ardido, Corte de vegetação exótica e invasora, Remoção e reutilização de material em obra (execução de estacaria viva, faxinas entrançados), Reposição/reabilitação da galeria ripícola (plantação e / ou sementeiras de espécies autóctones).