Terminamos 5 dias de intensa atividade no concelho de Foz Coa, onde conseguimos juntar oferta cultural, desportiva, aventura e lazer.
O Festival de Poesia, com a temática “Arte Contra a Violência” dedicou a maior parte da sua programação aos alunos do ensino básico e secundário, que tiveram a oportunidade de ouvir e interagir com poetas como Raquel Patriarca, Estela Guedes, Minês Castanheira, Rui Spranger, João Rasteiro, Carlos Nuno Granja ou Dinu Flamand, entre outros.
Este envolvimento da Escola com o Festival, tem como principal objetivo aproximar e semear o gosto pela poesia nos mais novos, porque entendemos que a poesia é uma ferramenta perfeita para incutir o gosto pelo mundo das letras.
A programação contou ainda com conferências, debates, espetáculos musicais e performances poéticas, para o público em geral.
Em paralelo, decorreu mais uma edição do Foz Coa Douro Trail Adventure, que contou no total com 400 participantes. Numa versão diferente, conseguimos aliar a excelência de alguns atletas, nacionais e internacionais, com mais de 50 originários do nosso concelho. Uma prova onde Foz Côa se mostrou ao mundo em todo o seu esplendor. Ao desporto de alta competição os atletas aliaram a beleza da paisagem, de quintas vinhateiras e de monumentos nacionais.
Aliar a cultura e o desporto, foi um objetivo atingido na plenitude, pelo que continuaremos a considerar estas áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho.