Dia Mundial do Meio Ambiente

01

O município de Vila Nova de Foz Côa, a empresa Resíduos do Nordeste e o Museu da Casa Grande de Freixo de Numão, associaram-se às comemorações do dia Mundial do Meio Ambiente, tendo, de 3 a 5 de junho, desenvolvido uma série de ações de sensibilização e formação, dirigidas à comunidade fozcoense, para alertar para a necessidade de viver de forma sustentável e em harmonia com a natureza.

O evento arrancou na sexta-feira com a apresentação do ecocentro móvel que se encontra disponível na Av Cidade Nova, até dia 12 de julho. Neste ecocentro, para além do vidro, cartão e embalagens, poderá ainda depositar pequenos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas, tinteiros e toners, pilhas e óleos alimentares.

No sábado, os participantes tiveram a oportunidade viver uma experiencia cultural e ambiental diferente no monumento pré-histórico do Castelo Velho, em Freixo de Numão e assistir a um concerto de instrumentos – esculturas sonoras malcriadas, defeituosas e desafinadas - feitos a partir de objetos resgatados do lixo.

No domingo, a ação que contou com a participação de algumas famílias e o Grupos de Escuteiros de Vila Nova de Foz Côa, foi direcionada para a “Compostagem Inteligente”. No processo de compostagem foi introduzido um sistema piloto de monitorização remota de compostores e foi entregue um compostor e balde a cada participante, para recolha seletiva de bioresíduos.

Para finalizar foi exigido o filme “Dimensão S” dirigido às crianças e famílias para ajudar a compreender a importância da saúde e das escolhas alimentares.

O balanço das ações foi muito positivo e estamos certos que ajudamos a contribuir para a adoção de estilos de vida menos poluentes, mais verdes e mais saudáveis.

“Este planeta é nossa única casa e os seus recursos devem ser preservados pela humanidade para a humanidade”.


© 2022 Município de vila Nova de Foz Côa - Todos os direitos reservados.

Menu