Reabilitação Urbana em Espaços Públicos – Vila Nova De Foz Côa

portugal_2020_norte2020

Designação do projeto: REABILITAÇÃO URBANA EM ESPAÇOS PUBLICOS – VILA NOVA DE FOZ CÔA
Código do projeto: NORTE-04-2316-FEDER-000442
Objetivo principal: promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística dos centros urbanos de nível hierárquico superior enquanto fator de estruturação territorial, de bem-estar social e de competitividade regional
Região de intervenção: Norte
Entidade beneficiária: Município de Vila Nova de Foz Côa

Data de aprovação: 04-03-2021
Data de início: 01-04-2021
Data de conclusão: 30-09-2023
Custo total: 813.610,32€
Custo total elegível: 813.610,32€
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 691.568,77€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

A presente candidatura envolve 3 ações a desenvolver dentro da área de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Foz Côa (ARU).

O objetivo desta candidatura é criar melhores condições de acessibilidade, acessibilidades compatíveis com a qualidade do edifício que está a ser finalizado e criar uma envolvência na Zona Histórica que incentive a reabilitação dos edifícios degradados e a ocupação dos devolutos.

Como meta: reabilitar o maior número de área possível de arruamentos e aumentar o grau de satisfação dos residentes.

A Ação 1 diz respeito à empreitada “Requalificação dos arruamentos na envolvente da Story House”. Estes arruamentos irão requalificar a envolvente do edifício designado Foz Côa Story House, integrado na Operação de Reabilitação Urbana de Foz Côa (ORU), o qual é um projeto âncora que o Município está a levar a efeito (está em vias de conclusão) na Zona Histórica de Vila Nova de Foz Côa e irá funcionar como hotel rural, restaurante, wine bar e espaço expositivo da história do concelho.

A Ação 2 diz respeito à empreitada designada “Requalificação dos arruamentos envolventes do Mercado Municipal e Rua Villetaneuse em Vila Nova de Foz Côa”. Estes arruamentos irão requalificar a envolvente do Mercado Municipal a ser reabilitado na sua totalidade, integrado na Operação de Reabilitação Urbana de Foz Côa (ORU), o qual é um projeto âncora que o Município está a levar a efeito e em vias de conclusão.

A Ação 3 diz respeito à empreitada “Reabilitação do espaço público da Zona Histórica – Rua do Cipreste”. Este arruamento da Zona Histórica, é um dos acessos ao edifício Foz Côa Story House. A quando da intervenção recente na generalidade da Zona Histórica a nível de infraestruturas, este arruamento não foi intervencionado. Com a requalificação dos arruamentos da envolvente do edifício, justifica-se completar esta requalificação com o tratamento urbano desta rua.